As práticas de gestão estratégicas nas organizações de economia social na Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32789Palavras-chave:
Gestão, prestação de conta, estratégiaResumo
Mais a mais um papel fulcral nas economias de quase todo mundo e a Guiné-Bissau não está diferente dos outros. Estas organizações, na Guiné, têm-se desenvolvido rapidamente quase em todo o país e também têm sofrido com instabilidade política, económica e social vivida durante muitos anos.
Lamentavelmente, não existem ainda dados exatos sobre o peso que estas organizações têm na economia guineense, no entanto, é do conhecimento público que as organizações de economia social são extremamente importantes, na capacitação e orientação de políticas públicas e sociais, bem como na criação de emprego e nas prestações de serviços básicos. Sabemos que ajudam ainda na colmatação das lacunas deixadas pelos outros setores da economia.
Cada vez mais os financiadores de projetos ou de organizações estão interessados em saber como os mesmos estão a ser geridos ou como estão a ser geridos os recursos alocados para bem da comunidade.
Daí a importância para o desenvolvimento da comunidade, da existência de uma prática de gestão organizacional eficiente e eficaz, com resultados e mensuráveis. É nesta ordem de ideias que é pertinente e imprescindível saber como são geridas as organizações de economia social, na Guiné-Bissau, particularmente do ponto de vista estratégico e operacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cipriano Indequi
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.