Análise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32798

Palavras-chave:

Competências, Currículo, Currículo baseado em competências

Resumo

O presente artigo tem como objectivo analisar como os professores das instituições do ensino superior em moçambique percebem e implementam o currículo baseado em competências na área de contabilidade, quais os constrangimentos constatados durante o processo e como são ultrapassados os desafios no ato da implementação. Para tal, realizou-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, exploratório-descritivo, bibliográfico e documental de docentes do ISCAM no período de 2016-2020. Para recolha de dados, recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência, tendo se obtido uma amostra de 53 docentes. Para a recolha de dados, aos professores foram aplicados inquérito por questionário, guião de observação de aulas e inquérito por entrevista aos directores de curso. Os resultados obtidos no estudo indicam que os professores do ISCAM percebem e implementam do modelo curricular baseado em competências, o que converge com as metodologias recomendadas pelo currículo.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Mabjaia, E., & Mahaluça, F. . (2023). Análise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Moçambique. Revista Da UI_IPSantarém, 11(2), 213–223. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32798