Análise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32798Palavras-chave:
Competências, Currículo, Currículo baseado em competênciasResumo
O presente artigo tem como objectivo analisar como os professores das instituições do ensino superior em moçambique percebem e implementam o currículo baseado em competências na área de contabilidade, quais os constrangimentos constatados durante o processo e como são ultrapassados os desafios no ato da implementação. Para tal, realizou-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, exploratório-descritivo, bibliográfico e documental de docentes do ISCAM no período de 2016-2020. Para recolha de dados, recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência, tendo se obtido uma amostra de 53 docentes. Para a recolha de dados, aos professores foram aplicados inquérito por questionário, guião de observação de aulas e inquérito por entrevista aos directores de curso. Os resultados obtidos no estudo indicam que os professores do ISCAM percebem e implementam do modelo curricular baseado em competências, o que converge com as metodologias recomendadas pelo currículo.
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