Reforço da literacia estatística de futuros técnicos superiores de segurança no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v13.i1.33431

Palavras-chave:

Graficacia, Integridade gráfica, Relatórios técnicos

Resumo

Uma das marcas distintivas do séc. XXI é a relevância dos dados estatísticos na tomada de decisão nas mais diversas áreas da sociedade. Beneficiando dos avanços tecnológicos, os gráficos estatísticos vêm surgido em destaque, afirmando-se como a manifestação estatística mais amplamente usada no quotidiano, quer pela sua essência de linguagem universal quer pelo seu potencial para a organização, apresentação e difusão da informação contida em dados estatísticos. A facilidade com que atualmente se constrói e se divulga um gráfico estatístico, recorrendo às mais variadas aplicações informáticas disponíveis, contrasta, no entanto, com as dificuldades e erros que os indivíduos manifestam ao lidar com estas representações gráficas. Como amplamente descrito na literatura sobre essas dificuldades e erros, as lacunas nas competências de graficacia não se restringe aos indivíduos com reduzida escolaridade, tendo sido identificados em todos os estratos e sectores da sociedade e áreas do saber. No caso dos Técnicos de Segurança no Trabalho (TST), a sua atividade profissional envolve a recolha, organização, análise e reporte de elementos estatísticos relativos à segurança e saúde no trabalho (SST), para dar resposta a uma das obrigações legais dos serviços de segurança e saúde no trabalho das organizações (Lei nº 102/2009 de 10 de setembro, e suas alterações) e comunicação interna das organizações. Assim, a formação para exercício da profissão exige que estes profissionais desenvolvam competências que lhes permitam analisar os dados recolhidos e transmitir de forma rigorosa e clara a informação decorrente dessa análise. Pela relevância que os gráficos assumem no reporte dos dados estatísticos tratados pelos TST, estes profissionais devem estar cientes das potencialidades e limitações destas representações de dados. Visando o reforço da literacia estatística dos estudantes futuros TST, em particular, a sua graficacia, planificámos um seminário/workshop direcionado para a reflexão sobre a utilidade e adequação dos gráficos estatísticos e as recomendações para assegurar a construção de gráficos de qualidade, tendo em consideração a nossa experiência e as recomendações dos estudos que abordam as dificuldades e erros associados ao uso de gráficos estatísticos. Neste trabalho apresentamos as linhas gerais da investigação, assente em pesquisa bibliográfica, que visou a seleção dos conteúdos pedagógicos para um seminário/workshop de duas horas de duração que permitisse reforçar a graficacia dos estudantes. Orientando a investigação para responder a questões relacionadas com a importância dos tópicos a incluir, as competências a trabalhar em cada conteúdo e a contextualização dos conteúdos na futura prática profissional dos alunos, o produto final surge como uma sequência didática que pretende estimular a reflexão dos alunos sobre a finalidade, utilidade e limitações dos gráficos estatísticos,  promover a análise crítica sobre as caraterísticas dos gráficos estatísticos e dotar os alunos com as competências que lhes permitam a construção de gráficos estatísticos de qualidade, assim como a leitura e interpretação de gráficos presentes nos media, em relatórios técnicos, e artigos científicos. Os recursos pedagógicos elaborados envolvem exemplos práticos das mais relevantes recomendações para gráficos estatísticos de qualidade, e uma atividade prática contextualizada na futura atividade profissional dos estudantes.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Santos, C. (2025). Reforço da literacia estatística de futuros técnicos superiores de segurança no trabalho . Revista Da UI_IPSantarém, 13(1), e33431. https://doi.org/10.25746/ruiips.v13.i1.33431