Pensamento Computacional: desafios para os professores
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v12.i1.33679Palavras-chave:
Pensamento Computacional; Aprendizagens Essenciais de Matemática; formação e desenvolvimento do professor, TPACKResumo
Este estudo visa analisar os desafios enfrentados pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) ao trabalhar o Pensamento Computacional (PC) em contexto de sala de aula, considerando a integração desta capacidade no currículo de matemática em Portugal. Procura-se compreender o conhecimento dos professores sobre as Aprendizagens Essenciais, em particular o PC; identificar os desafios pedagógicos na exploração de tarefas em sala de aula promotoras de PC . Tendo por base o quadro conceptual TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra e Koehler, 2006) e também o quadro teórico de Ball et al. (2008), ambos mobilizados para a recolha, análise e discussão de dados.
Apresenta-se uma experiência de formação com a finalidade de abordar o PC com professores e apoiá-los na sua prática letiva.
Este estudo, do ponto de vista metodológico, apresenta-se com uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa cujos participantes são os professores de 1.º CEB, que frequentaram a experiência de formação. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista.
Os resultados indiciam que os participantes após a experiência apresentam ainda algumas fragilidades no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, especialmente na compreensão do PC. No entanto, há evidências de uma evolução positiva no que diz respeito ao uso da tecnologia, como suporte ao PC. Constata-se ainda a necessidade de uma formação mais abrangente para lidar com as práticas associadas ao PC, incluindo a avaliação dos alunos e a mudança nas práticas de ensino da Matemática.
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