O impacto da formação e retenção do capital humano na elevação das vantagens competitivas do setor privado em moçambique: caso da BDO, Ernest & Young e KPMG Moçambique (período 2012-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34093

Palavras-chave:

Recrutamento, retenção, talentos, vantagens competitivas

Resumo

A sobrevivência de qualquer organização, passa por atingir níveis de competitividade elevados, a pesquisa com o tema O impacto da formação e retenção do capital humano na elevação das vantagens competitivas do sector privado em Moçambique - período 2012-2021”, desenvolveu e discutiu aspectos ligados a formação do capital humano e retenção de talentos nas organizações partindo dos processos de recrutamento, selecção, treinamento e retenção de colaboradores qualificados e motivados no sentido de perceber de que forma os procedimentos na captação contribuem na retenção de pessoal qualificado, uma vez que, a vantagem competitiva das organizações depende em grande parte das pessoas que nela operam. Para a materialização da pesquisa fez-se recurso a um estudo dividido em duas partes a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo com objectivo de, “analisar o impacto da formação e retenção do capital humano na elevação das vantagens competitivas do sector privado em Moçambique”. Foi levada à reflexão a transformação de talentos em vantagens competitivas nas organizações. A pesquisa discutiu ainda, a relação existente entre as pessoas talentosas e motivadas com posicionamentos estratégicos das organizações privadas. Fez-se recurso a uma revisão da literatura para aferir as diversas concepções defendidas por alguns autores que desenvolveram teorias sobre o tema em causa. Fez-se uma pesquisa de campo envolvendo três empresas operando no mesmo ramo, prestação de serviços e consultoria, a BDO, E&Y e KPMG, comparou-se as práticas e efeitos das estratégias adoptadas na captação indução, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações. A literatura sustentou que as práticas de atracção, desenvolvimento e retenção de talentos tem três passos fundamentais para o êxito de uma política de recursos humanos que visa captar desenvolver e reter profissionais talentosos dentro das instituições. Para a coleta de dados foi massivamente utilizado o questionário semiestruturado e entrevistas. A pesquisa mostrou a relação entre retenção de talentos, liderança e sustentabilidade das vantagens competitivas. Mostrou ainda que, existe uma preocupação com pessoas treinadas ou capacitadas pela organização, na medida em que, quando se mostram capacitados e competentes se tornam atraentes para a concorrência. Foi possível ainda concluir que, as pessoas talentosas não se mantêm nas organizações apenas pelos salários considerados altos, o ambiente organizacional tornou-se motor da rotação das pessoas nos cargos e nas organizações. Com base nas constatações, é de se recomendar que os processos motivacionais devem ser considerados desde o processo de captação, indução até nas promoções ou mudanças de cargos.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Nhapimbe, J. da G. J. (2023). O impacto da formação e retenção do capital humano na elevação das vantagens competitivas do setor privado em moçambique: caso da BDO, Ernest & Young e KPMG Moçambique (período 2012-2021). Revista Da UI_IPSantarém, 11(4), 91–108. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34093