BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

Autores

  • Vitor Milheiro

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos.
Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos.

Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade.

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Como Citar

Milheiro, V. (2016). BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 200–215. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932