CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM PRÉ-ESCOLAR E 1.º CEB
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16119Palavras-chave:
Educação intercultural; Papel do educador/professor; Pré-Escolar; 1º Ciclo do ensino básico.Resumo
Numa sociedade reconhecidamente heterogénea, onde a diversidade ganha forma a cada dia, o diálogo intercultural para a melhoria das relações e da equidade de oportunidades em contexto escolar assume um papel relevante na promoção de uma educação para todos. O presente artigo tem como base o estudo empírico realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o qual se pretendeu aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a temática da escola como espaço de encontro de diversidade cultural e a educação intercultural. Assim, após a apresentação de uma breve revisão bibliográfica de vários conceitos-chave relacionados com a educação intercultural e a função da escola nesta abordagem, apresentamos e analisamos os dados recolhidos através de entrevistas realizadas a educadores de infância e professores do ensino básico, através das quais procuramos conhecer concepções e práticas de educação intercultural que nos ajudassem a conhecer melhor o que sucede em contextos educativos reais. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que sintetizam as principais aprendizagens que tanto a frequência do mestrado (e em particular das práticas pedagógicas supervisionadas) como a realização deste trabalho de pesquisa nos permitiram realizar.
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