INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E OTIMISMO EM SUJEITOS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9940Abstract
Atualmente, com o surgimento da psicologia positiva, temas como a Inteligência Emocional e o Otimismo aparecem como fatores que permitem o sucesso e otimização do funcionamento do indivíduo e da comunidade e a sua respetiva qualidade de vida e bem-estar. Quer para o desenvolvimento como para o pensamento positivo do ser humano, é relevante salientar a Inteligência Emocional e o Otimismo como potenciadores e promotores das suas aptidões. O objetivo do presente estudo é avaliar as relações entre Inteligência Emocional e Otimismo tendo em conta as variáveis sociodemográficas recolhidas. A amostra é constituída por 175 sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e os 87 anos (33,53 ± 16,768). Os constructos Inteligência Emocional e o Otimismo foram avaliados recorrendo à Escala de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005) e Escala sobre o Otimismo (Oliveira, 1998), respetivamente. Os resultados obtidos são analisados e discutidos em função das variáveis sociodemográficas consideradas.
Palavras-chave: Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, Otimismo, Idade Adulta.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.