Vol. 5 n.º 4 (2017): I CONGRESSO INTERNACIONAL DA RESMI: CONTEXTOS E DESAFIOS DA MEDIAÇÃO INTERCULTURAL

EDITORIAL: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA RESMI: CONTEXTOS E DESAFIOS DA MEDIAÇÃO INTERCULTURAL

 

Editor:

RESMI – Rede do Ensino Superior para a Mediação Intercultural

Constituída por 26 entidades signatárias em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM):

Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - Universidade Aberta; Universidade de Aveiro; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Beja; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Portalegre; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém; Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Viseu; Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico da Guarda; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – Instituto Politécnico de Viseu; Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra; Instituto de Educação – Universidade de Lisboa; Instituto de Educação – Universidade do Minho; Instituto de Serviço Social – Universidade Lusófona de Lisboa; Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas – Universidade de Lisboa; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Universidade Lusófona do Porto; Universidade Portucalense Infante D. Henrique Cooperativa do Ensino Superior, CRL; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto; Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra;

 

A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural - RESMI, constituiu-se formalmente a 21 de maio de 2015, através da assinatura de uma Carta de compromisso entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e 24 entidades de Ensino Superior. Ao longo de 2015, 2016 e 2017, foram integradas mais instituições na Rede.

Como objetivos a RESMI propõe-se congregar esforços e interesses para aprofundar as questões do conhecimento e das práticas de mediação intercultural, potenciando sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do ACM IP.

A RESMI visa trabalhar conceptualmente as questões da Mediação Intercultural e colaborar na monitorização dos indicadores definidos para o projeto de mediação intercultural. Neste sentido, constituíram-se 4 grupos de trabalho: educação, saúde, território e monitorização.

O I CONGRESSO INTERNACIONAL DA RESMI: CONTEXTOS E DESAFIOS DA MEDIAÇÃO INTERCULTURAL, que decorreu nos dias 14 e 15 de outubro de 2016, na Escola Superior de Educação de Lisboa, surgiu na continuidade das atividades da RESMI, com o objetivo de refletir conjuntamente sobre conceções, contextos e práticas que se colocam a quem procura, através da interculturalidade e da mediação intercultural, contribuir para lidar com os desafios do mundo de hoje. O seu programa incluiu sessões plenárias, Workshops, convidados de reconhecido mérito na temática da mediação intercultural e comunicações orais livres.

Abordando o tema da Mediação Intercultural, as comunicações apresentadas distribuíram-se por 4 tópicos principais.

Os 41 resumos alargados publicados neste número especial da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) correspondem às comunicações no âmbito de cada um desses tópicos, sendo estes:

- Mediação Intercultural em Educação com 13 resumos;

- Mediação Intercultural em Saúde com 5 resumos;

- Mediação Intercultural no Território com 8 resumos;

- Novos Desafios na Mediação Intercultural com 15 resumos.

 

Sumário

Resumos:

Mediação Intercultural em Educação

Os resumos alargados integrados neste tópico são: 1) “A formação do professor intercultural – práticas de ensino e aprendizagem no domínio da linguagem plástica” de Lúcia Magueta; 2) “Alunos, famílias, escola e comunidade: sujeitos e mediações. O GAAF como campo de possibilidade(s) para a Mediação Intercultural” de Ana Maria Vieira e Patrícia Simões; 3) “Com e sobre mulheres: um projeto de Teatro, Género e Comunidade” de Susana Gaspar e Miguel Falcão; 4) “Construção partilhada de uma identidade: porquê falar de identidade nacional?” de Sofia Ré; 5) “Cultura, interculturalidade e serviço social: perceções dos estudantes sobre os conceitos” de Hélia Bracons; 6) “Cursar Engenharia em Portugal: os Desafios de Raparigas Cabo-verdianas em Mobilidade Estudantil” de Luciana Lima; 7) “Encontros e mediações interculturais no projeto Fronteiras Urbanas” de Ana Paula Caetano; 8) “FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO TRABALHO SOCIAL:  MEDIAÇÃO SOCIAL NA OFERTA FORMATIVA DA ESELx” de  Joana Campos, Maria João Hortas e Alfredo Dias; 9) “Formação para a diversidade linguística e cultural - praticas de mediação intercultural com crianças ciganas” de Filomena Martins; 10) “Papel dos Pais Moldavos na Manutenção e Aprendizagem da Língua de Herança dos seus Filhos” de Rodica Iachimovschi, Ana Sofia Pinho e Sílvia Melo-Pfeifer; 11) “O papel das crianças na mediação escola-família” de Filomena Cara d'Anjo, Isabel Freire e Ana Paula Caetano; 12) “Projeto 360º - Interculturalidade em Movimento” de Ana Margarida Silva; 13) “PROJETO - CONVERGIR PELA DIVERSIDADE EM QUELUZ” de Carla Pina e Ana Paula Caetano.

Mediação Intercultural em Saúde

Os resumos alargados integrados neste tópico são: 1) “Estratégias para a promoção de competências interculturais nos estudantes de Enfermagem com famílias Imigrantes” de Ana Spínola e Alcinda Reis; 2) “Interculturality in health: taking consciousness of itself.” de Luís Rainha e Maria Rosário Pinto; 3) “Mutilação genital feminina - Fronteiras da Mediação Intercultural” de Carla Martingo; 4) “Mutilação genital feminina – uma difícil conciliação entre cultura e direitos humanos” de Ana Raquel Afonso e Teresa Dénis; 5) “O Processo de Competência Cultural de Josepha Campinha-Bacote na compreensão do cuidar intercultural: um estudo de caso com estudantes de um curso de pós-graduação.” de Emília Coutinho.

Mediação Intercultural no Território

Os resumos alargados incluídos neste tópico são: 1)“Consolidando laços no território multicultural: Formação de Mediadores Comunitários” de Ana Costa e Silva, Marta Soares e Maria de Lurdes Carvalho; 2) “Construção de redes de parceria para a intervenção comunitária: o IPBeja e o território Beja.” de Ana Felisbela Piedade, Bárbara Esparteiro e Ana Fernandes; 3) “Corpos território e a construção identitária” de Ana Felisbela Piedade; 4) “DIVERSIDADE CULTURAL, CONVIVÊNCIA, CONFLITO E MEDIAÇÃO” de Elisabete Pinto da Costa e João de Almeida Santos; 5) “Formação de Voluntários Mentores para MIGRANTES: Ajudar quem ajuda” de Anabela Pereira, Manuela Gonçalves e Miguel Oliveira; 6) “Fronteiras da Identidade: Imigração e mediação intercultural no Alentejo.” de Patrícia Hermozilha; 7) “Mediação com os alunos dos PALOP” de Luísa Campos, Maria Paula Neves, María del Carmen Ribeiro, Maria Hermínia Barbosa e Nelson Oliveira; 8) “O TERRITÓRIO A REDESCOBRIR COMO ESPAÇO DE VIZINHANÇAS E DE DIÁLOGO INTERCULTURAL” de Rosa Madeira e Maria Cristina Gomes.

Novos Desafios na Mediação Intercultural

Os resumos alargados incluídos neste tópico são: 1) “A bridge: About intercultural communication for a multicultural societie.” de Pierfranco Malizia; 2) “A gestão da diversidade em organizações multiculturais, mediante a mediação intercultural” deDaniel Zaidam; 3) “Agressores Conjugais, Planos de Mediação e Intervenção Intercultural” de Sandra Ribeiro e Ricardo Vieira; 4) “Assistentes Sociais imigrantes e mediação intercultural: o caso particular da Finlândia” de Ricardo Vieira e Edgar Carreira; 5) “Famílias imigrantes, crianças e jovens: desafios da mediação intercultural na (re)construção dos diálogos na e com a escola” de Maria João Hortas; 6) “Intercultural mediation with Roma students: a risky adventure?” de Kitti Baracsi e Emma Ferulano; 7) “Luto e Migração – um olhar na mediação intercultural” de Cristina Felizardo; 8) “Na pele de um viajante do mundo: uma metáfora para a Multiterritorialidade” de Sofia Ré; 9) “NARRATIVAS DIGITAIS E DIÁLOGO COM AS MARCANTES DIFERENÇAS ETÁRIAS” de Diana Vallescar Palanca e Isabel Roque; 10) “O Inventário das Preocupações Interculturais: um contributo para o estudo das necessidades de formação, educação e mediação intercultural em contexto universitário.” de Maria do Rosário Pinheiro e Maria Amélia Reis; 11) “O olhar do mediador sociocultural sobre o objeto patrimonializado” de Fernando Magalhães; 12) “Porque é que Akim corre? Mobilidades forçadas e mediação intercultural” de Margarida Morgado; 13) “Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na cidade de Lisboa (PMAR LX)” de Miguel Graça; 14) “Racismo da População não cigana: um desafio na Mediação Intercultural” de Sofia Dias; 15) “Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRCAPVTSH)” de Sónia Araújo.

 

Conselho editorial

 

Comissão Científica:

Alcinda Reis - Escola Superior de Saúde de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém; Ana Felisbela Piedade – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Beja; Catarina Reis Oliveira – Observatório das Migrações; Carlos Diogo Moreira - Universidade Lusófona de Lisboa; Cristina Santinho - CRIA/ISCTE; Dália Costa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Diana de Vallescar - Universidade Portucalense; Emília Coutinho - Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu; Filipe Martins - Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto; Gillian Grace Moreira - Universidade de Aveiro; Isabel Freire - Instituto de Educação de Lisboa, Universidade de Lisboa; Elisabete Pinto da Costa - Universidade Lusófona do Porto; Laura Tallone - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto ; Lia Pappamikail - Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém; Luís Miguel Cardoso, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre; Manuel Sarmento - Universidade do Minho; Margarida Morgado - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Maria do Rosário Pinheiro - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; Maria João Hortas - Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; Maria Paula Neves - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico da Guarda; Miguel Prata Gomes - Escola Superior de Educação Paula Frassinetti;  Ricardo Vieira – ESECS, Instituto Politécnico de Leiria /CICS. NOVA.IPL Leiria; Rosa Maria Sequeira - CEMRI/ Universidade Aberta; Sandra Antunes - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Instituto Politécnico de Viseu; José Mapril - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - FCSH/NOVA; Teresa Dénis - Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

 

Comissão Organizadora:

Ana Paula Caetano - Instituto da Educação de Lisboa; Catarina Reis Oliveira -  Observatório das Migrações; Conceição Santiago - Escola Superior de Saúde de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém; Cristina Milagre - Alto Comissariado para as Migrações; Cristina Rodrigues - Alto Comissariado para as Migrações; Diana de Vallescar - Universidade Portucalense; Hélia Bracons - Universidade Lusófona de Lisboa; Luísa Delgado - Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém: Maria do Rosário Pinheiro - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Neila Karimo - Alto Comissariado para as Migrações; Teresa Dénis - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.

 

Equipa Técnica:

Carla Bastos (UI-IPSantarém)

Jorge Maria (Escola Superior de Gestão e Tecnologia do IPSantarém)

João Samartinho (Editor)

Publicado: 2017-12-21