O Destreino e o perfil lipídico em mulheres idosas ativas
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14386Resumo
A prática de programas de exercício físico promove uma maior qualidade de vida e de saúde em mulheres idosas podendo atenuar os fatores de risco de doenças cronicas como a diabetes millitus ou a hipertensão arterial, mas a sua interrupção pode provocar declínios nas melhorias provocadas pela sua prática. Objetivo de estudo: analisar o efeito de três meses de destreino em mulheres ativas ao nível lipídico e glicémico. Métodos: 73 mulheres foram sujeitas a um programa de treino combinado durante nove meses seguido de um período de três meses de destreino. Resultados: TG (+21.65 mg/dl); GL (+3.99 mg/dl); e CT (+10.1 mg/dl). Conclusões: Períodos de três meses de destreino provocam declínios no perfil lipídico e glicémico aumentando o risco de doenças cronicas.
Palavras-Chave: Mulheres Idosas; Destreino; Triglicerídeos; Colesterol Total; Glicose
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.