SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: opportunities for change and social development
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i5.14547Palavras-chave:
Empreendedorismo social, Desenvolvimento local, Inovação, OportunidadesResumo
RESUMO
Este estudo é resultado da experiência do autor junto ao Instituto Xopotó, localizado na pequena e pobre cidade de Brás Pires - MG, zona da Mata Mineira, onde nasceu e viveu até os 12 anos de idade. O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como o empreendedorismo social é capaz de promover a experiência da inovação, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades. O estudo de caso proveniente da arte da criação de artesanatos manuais, a partir da utilização da palha do milho, desperta novas descobertas, novos atalhos para gerar sentido na vida das pessoas, revelando habilidades como a cooperação, o protagonismo da mulher e o trabalho em equipe, por meio de um projeto que integra o conhecimento de novas competências e promove um ambiente acolhedor e fértil para produções criativas e inovadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.