Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de Santiago
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21996Palavras-chave:
COVID-19, Ensino Superior, Cabo Verde, Blended Learning; Políticas EducativasResumo
A pandemia de COVID-19 levou as instituições de Ensino Superior a readaptar as suas práticas, adequando o seu funcionamento às novas restrições. Em Cabo Verde este subsistema de ensino desempenha importante papel no desenvolvimento nacional, a despeito de enfrentar dificuldades estruturais, a pandemia colocou novos desafios às IES do país. Neste artigo, apresentam-se as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020. A sua atuação foi estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade. Apesar dos desafios, a segurança da comunidade foi garantida, garantindo a participação de mais de 90% dos alunos, graças à aposta na renovação das estruturas tecnológicas e num sistema de ensino adaptado à nova realidade, que abre novos campos de atuação e significa uma reinvenção do papel do Ensino Superior no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.