Análise de sobrevivência e factores de riscos associados ao desmame precoce em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32792Palavras-chave:
Desmame, Precoce, Factores de Risco, Análise de Sobrevivência, Regressão de CoxResumo
O desmame precoce continua presente na sociedade e caracteriza-se pela introdução de outros alimentos ou líquidos durante o período de amamentação exclusiva. Esse problema, interfere na situação económica da família do recém-nascido, com impacto na alimentação. O presente trabalho propôs-se analisar a sobrevida e factores de risco associados à prevalência do desmame precoce em lactentes menores de seis meses de vida em Moçambique. Foram usados os dados do inquérito demográfico e de saúde IDS de 2011, realizado em Moçambique. A análise estatística foi feita mediante a aplicação de técnicas de análise de sobrevivência, aplicando os testes de Kaplan-Meier, log-rank e o modelo de regressão de Cox com uma abordagem quantitativa. Neste investigação, verificou-se que 26,3% das crianças estudadas deixaram de ser amamentadas exclusivamente antes dos seis meses de vida, e a taxa de sobrevida global ao desmame precoce com um mês foi de 97,7% decaindo para 73,7% aos seis meses. Mostraram-se como factores de protecção ao desmame precoce as seguintes covariáveis: sexo da criança, local de residência e incidência de diarreia nas crianças, e como factor de risco: nível de educação da mãe. O estudo mostra que ainda são necessárias medidas de intervenção visando o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo direccionadas às mulheres de maior escolaridade, bem como, esclarecimentos sobre as formas lácteas, os mitos sobre a amamentação, os direitos conquistados em relação ao trabalho, devem ser temas priorizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Miranda Muaualo, Carmalino Sebastião José Ncuaze
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.