Analysis of tourism in Campania as a tool for the development of high-quality cultural services for sightseers: The “Reale Osservatorio Vesuviano” case history

Autores

  • Simonetti B. University of Sannio (Italy)
  • Fuccio, N. University of Sannio (Italy)
  • Nunziata, C. University of Sannio (Italy)
  • Antolini, F. University of Teramo (Italy)
  • González- Rodríguez, M. R. Universidade de Sevilha (Espanha)
  • Díaz-Fernández, M. C. Universidade de Sevilha (Espanha)
  • Avvisati, G. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Marotta, E. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Peluso, R. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Sangianantoni, A. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • De Natale, G. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • de Vita, S. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Di Vito, M. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Marfè, B. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Pinto, S. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Tulino, S. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Trimarchi, E. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)
  • Ghilardi, M. National Institute of Geophisics and Vulcanology (Italy)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30297

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar as orientações para o desenvolvimento e diversificação da oferta turística cultural realizáveis no Reale Osservatorio Vesuviano (ROV). Fundada em 1841, é o mais antigo observatório vulcão do mundo e sempre teve a vocação para o turismo científico-naturalista e formativo. O presente estudo investiga as conexões entre a sociologia do turismo e sustentabilidade do ROV e competitividade como um destino turístico. Aqui é realizado um estudo do fluxo turístico, com base na sociologia do turismo e sobre o tratamento correto de conjuntos de dados, distinguindo “informações estatísticas sobre o turismo" de "estatísticas do turismo"; como um tal estudo é a base de um estratégia de mercado adequada em diferentes setores do turismo continua a ser, de facto, um fenómeno importante na economia mundial. Apesar da crise económica dos últimos anos, as chegadas de turistas internacionais mostram uma evolução positiva da tendência em todas as principais sub-áreas em que as grandes áreas internacionais são tradicionalmente divididas. Os princípios para um plano de marketing futuro foram delineados após a recolha de toda a informação relevante. O plano foi projetado para melhorar a oferta turística global do ROV, não deixando de considerar a integração dos aspetos naturais-científicos e eventos culturais a serem oferecidas dentro do próprio observatório.

Referências

Becheri, E., Migliaccio, M. (2008). I prodotti turistici in Campania. Il turismo termale. Ontit.it

Bencardino, F. (2010). Turismo e territorio. L'impatto economico e territoriale del turismo in Campania (p.368). Franco Angeli Ed..

Boccagna, P. (2010). Il turismo è un fenomeno spaziale. Trimestrale del Laboratorio “Territorio Mobilità e Ambiente – TeMALab”, 3(3), 21-34.

Bonacini, E. (2014). La realtà aumentata e le app culturali in Italia: storie da un matrimonio in mobilità. Il Capitale Culturale. Studies on the Value of Cultural Heritage, 9, 89-121. Università degli Studi di Macerata.

Buchner, G. (1984). Pithecusae nell’VIII sec. A.C.: crocevia del mondo antico. In Museo archeeologico di Pithecusae Isola d’Ischia. Istituto Poligrafico Zecca dello Stato.

Candela, G., Figini, P. (2003). Economia del turismo. McGraw-Hill Education per l’università.

De Lucia, M., Ottaiano, M., Limoncelli, B., Parlato, L. & Scala, O. (2010). Il museo dell’Osservatorio Vesuviano e il suo pubblico. Anni 2005-2009 – Rapporti Tecnici INGV.

Ente Nazionale Parco del Vesuvio (2014). Retrieved from http://www.vesuviopark.it/

EPT Napoli (2013). Bollettino di Statistica della Camera di Commercio di Napoli L’economia napoletana in cifre 2013.

ISTAT (2013a). Statistiche report.

ISTAT (2013b). Rapporto Annuale 2013 – La situazione del Paese.

ISTAT (2010a). Annuari di Statistica 2010 “Movimento dei clienti negli esercizi alberghieri”.

ISTAT (2011). Annuari di Statistica 2011 “Movimento dei clienti negli esercizi alberghieri”.

ISTAT (2012). Annuari di Statistica 2012 “Movimento dei clienti negli esercizi alberghieri”.

ISTAT (2013c). Annuari di Statistica 2013 “Movimento dei clienti negli esercizi alberghieri”.

ISTAT (2008). Capacità e movimento degli esercizi recettivi.

ISTAT (2009). Capacità e movimento degli esercizi recettivi.

ISTAT (2010b). Capacità e movimento degli esercizi recettivi.

Mattera, M. (2011). Il vulcano Ischia – Miti, storia, scienza. Ed. IMAGAENARIA, Italy.

Ministero dei Beni Ambientali e Culturali – MIBAC (2014). Retrieved from http://www.beniculturali.it

OECD (2011). Persistence of high unemployement: What risks? What policies? Economic Outlook, 89, OECD Publishing.

Osservatorio Nazionale del Turismo (2013). Customer care turisti, rapporto annuale. Istituto Nazionale Ricerche Turistiche.

Pechlaner, H.,Weiermair, K. (2000). Fondamenti di marketing e gestione delle destinazioni turistiche. TUP, Milano.

Pencarelli, T., Forlani, F. (2002). Il marketing dei distretti turistici. Sistemi vitali nell’economia delle esperienze. Sinergie, n.58, CUEIM, Verona.

Rifkin, J. (2000). The age of access (p.405). Mondadori, Milano: Saggi.

Russo, M., Antolini, F. (2013). Sostenibilità e misura della pressione turistica. In M. A. La Torre, A. Sangianantoni, G. Avvisati, E. Marotta, M. Ghilardi, G. De Natale, P. Guidace, & S. Tulino (Eds.) (2014), Dal turismo sostenibile alla responsabilità sociale d'impresa. Il contesto legale e socio-economico per la commercializzazione delle attività museali della sede storica della Sezione di Napolli, INGV “Osservatorio Vesuviano”. Rapporti Tecnici n. 282.

Savelli, A. (2014). Sociologia del turismo (p.384). Franco Angeli Ed..

SHIFT (2009). Sustainable tourism in fragile territories – Joint analysis and stakeholder toolkit.

Soprintendenza Speciale Beni Archeologici di Pompei, Ercolano e Stabia 2013 Retrieved from http://www.pompeiisites.org/

Trimarchi, E. (2013). Museo Osservatorio Vesuviano “Analisi e statistiche affluenza visitatori” anno 2012 e confronto anni 2009-2012. Rapporto interno Osservatorio Vesuviano – INGV.

UNWTO (2013a). Tourism Highlights.

UNWTO (2013b). Tourism Towards 2030.

UNWTO (2013c). World Tourism Barometer 2013.

UNWTO (2013d). XVIII Rapporto sul Turismo Italiano.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Simonetti, B., Fuccio, N., Nunziata, C., Antolini, F., González- Rodríguez, M. R., Díaz-Fernández, M. C., Avvisati, G., Marotta, E., Peluso, R., Sangianantoni, A., De Natale, G., de Vita, S., Di Vito, M., Marfè, B., Pinto, S., Tulino, S., Trimarchi, E., & Ghilardi, M. (2023). Analysis of tourism in Campania as a tool for the development of high-quality cultural services for sightseers: The “Reale Osservatorio Vesuviano” case history. Tourism and Hospitality International Journal, 5(1), 64–87. https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30297