Relações de consumo nas experiências enoturísticas: uma análise a partir de empreendimentos hoteleiros vinoterápicos

Autores

  • Franciele Cristina Manosso Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brazil
  • Dartilene de Souza e Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil
  • Camila Bizinelli Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil
  • José Manoel Gândara Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij6(2)2016.30331

Palavras-chave:

Vinoterapia, Experiência Enoturística, Empreendimentos Hoteleiros

Resumo

Na contemporaneidade, a saúde vem se tornando uma temática relevante desde uma perspectiva de compreendê-la a partir do mote da qualidade de vida e não somente como ausência de doenças. Consequentemente, surgem empreendimentos que oferecem tratamentos para o bem estar do ser humano, sendo analisados no caso do presente artigo os hotéis vinoterápicos que, essencialmente, utilizam produtos oriundos do vinho e da uva para tratamentos estéticos e de saúde. Desse modo, o objetivo central de tal pesquisa foi compreender a lógica de consumo que se materializa nos empreendimentos hoteleiros caracterizados pela oferta de produtos e serviços oriundos da vinoterapia. Para tal, empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, bem como, a análise do conteúdo gerado pelo consumidor no meio online mediante o emprego do website Tripadvisor, em que se analisaram os comentários postados nos primeiros meses de 2015, a respeito dos empreendimentos vinoterápicos pertencentes à Rede Caudalie de Spas. Como resultado da pesquisa verificou-se que os consumidores enfatizam, de modo preponderante, as paisagens as quais os empreendimentos encontram-se inseridos, ou seja, a lógica de consumo para tais serviços se baseia no entorno do hotel e não, especificamente, nos tratamentos estéticos provenientes da vinoterapia.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Manosso, F. C., de Souza e Silva, D., Bizinelli, C., & Gândara, J. M. (2023). Relações de consumo nas experiências enoturísticas: uma análise a partir de empreendimentos hoteleiros vinoterápicos. Tourism and Hospitality International Journal, 6(2), 107–125. https://doi.org/10.57883/thij6(2)2016.30331