Insatisfação corporal e qualidade de vida durante a menarca e sua relação com a renda familiar e o índice de massa corporal: Um estudo longitudinal

Authors

  • Mara Lucia Blanc Santos Universidade Trás os Montes e Alto Douro – UTAD – Vila Real/PT
  • Jefferson Silva Novaes Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
  • Lilian Alves da Costa Monteiro Universidade Trás os Montes e Alto Douro – UTAD – Vila Real/PT
  • Helder Miguel Graça Fernandes Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano – Vila Real/PT

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3654

Abstract

Este estudo analisou a associação entre a renda familiar e níveis de índice de massa corporal com a imagem corporal e qualidade de vida ao longo da menarca; e a variação da relação entre a renda familiar e o IMC com a imagem corporal e a qualidade de vida em distintos momentos da menarca (momentos 1, 2 e 3). O estudo caracterizou-se por um delineamento longitudinal com adolescentes de 10 a 13 anos, IMC de 18,98 kg/m2. Os dados foram coletados pelo Body Shape Questionnaire e Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé no momento 1 no ano de 2010, no  momento 2 no ano de 2011 e no momento 3 no ano de 2012. Os principais resultados indicaram: que o IMC se relacionou positivamente com o escore total de insatisfação corporal no momento 1, 2 e 3; a análise nos níveis de renda familiar e IMC indicaram melhoras positivas ao longo da menarca; e o escore de qualidade de vida aumentou do momento 1 para o 2, tendo reduzido do momento 2 para o 3. Concluiu-se que as adolescentes revelaram uma menor insatisfação com a imagem corporal com o passar do tempo, evidenciada por um IMC normal; e ao longo do tempo a baixa insatisfação da imagem corporal revelou-se pela associação positiva da renda familiar e do IMC. Já a qualidade de vida apresentou-se melhor entre o momento 1 e 2 da menarca, mas entre o momento 2 e 3 ocorreu uma diminuição da qualidade de vida das adolescentes.

Author Biographies

Mara Lucia Blanc Santos, Universidade Trás os Montes e Alto Douro – UTAD – Vila Real/PT

Formada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univerisdade Estadual do Pará -UEPA, Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e extensão (IBPEX), Mestra em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco-RJ. Doutoramento em Cências do Desporto pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro- UTAD. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, menarca, adolescencia e qualidade de vida.

Jefferson Silva Novaes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998) e Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008). Atualmente, é parecerista da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Arquivos em Movimento e Revista Motricidade (Portugal) e professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em efeitos fisiomorfológicos das atividades físicas, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, flexibilidade, imagem corporal, ginástica de academia e hidroginástica.

Lilian Alves da Costa Monteiro, Universidade Trás os Montes e Alto Douro – UTAD – Vila Real/PT

Formada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univerisdade Estadual do Pará -UEPA, Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e extensão (IBPEX), Mestra em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco-RJ. Doutoramento em Cências do Desporto pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro- UTAD. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, dança, escolares e qualidade de vida.

Helder Miguel Graça Fernandes, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano – Vila Real/PT

Licenciado em Educação Física e Desporto [2003], e Doutorado em Psicologia (especialização em Saúde e Exercício) [2007] pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Investigador Auxiliar no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 56 artigos em revistas especializadas, possui 6 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 54 itens de produção técnica. Actua nas áreas do Desporto, Exercício e Saúde, Psicologia e Educação Física. Nas suas actividades profissionais interagiu com 52 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: atividade física, bem-estar, psicometria e saúde.

Published

2015-08-18

Issue

Section

Original Article

Most read articles by the same author(s)