Trombectomia da Artéria Basilar Através do Acesso Transbraquial num Paciente com Dissecção da Aorta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.20550

Resumo

Assunto: Submissão de um caso clínico intitulado “Trombectomia da artéria basilar através do acesso transbraquial num paciente com dissecção da aorta”.

 

Editor da Ata Radiológica Portuguesa,

 

Vimos por este meio submeter um caso clínico Trombectomia da artéria basilar através do acesso transbraquial num paciente com dissecção da aorta para colocar à consideração relativamente à publicação na vossa revista, Ata Radiológica Portuguesa.

 

Nos últimos anos, o tratamento endovascular do acidente vascular cerebral tem emergido como um dos mais eficazes tratamentos médicos existentes. Através deste caso clínico, esperamos demonstrar a nossa experiência no que diz respeito ao uso de técnicas alternativas de acesso na trombectomia endovascular, para além da via femoral e relembrar todos os radiologistas da importância de realizar um estudo angio-TC dos vasos do pescoço eficaz, para o correto planeamento do tratamento. Descrevemos o caso de um paciente com dissecção da aorta e acidente vascular cerebral da artéria basilar que foi tratado, com sucesso, através de trombectomia endovascular pela via transbraquial. Revemos e interpretamos as alternativas de tratamento disponíveis atualmente e as suas vantagens relativamente ao acesso femoral clássico. A cardiologia de intervenção já demonstrou os benefícios e segurança de técnicas transradiais ou braquiais e, pese embora com cuidado e de forma gradual, os neurorradiologistas de intervenção começam a usar e a explorar estas alternativas. “O tempo é cérebro” e, quando ocorrem acidentes vasculares cerebrais agudos em pacientes nos quais o método clássico poderá não estar indicado, é fundamental conhecer e rapidamente adotar as técnicas alternativas disponíveis e realizá-las de forma segura para obtenção dos melhores outcomes possíveis.   

 

Antecipadamente grata,

 

Filipa Maria Borges Costa de Brandão Proença

 

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Secção

Casos Clínicos