Herniação do Estômago Através de Hérnia Inguinal: Um Caso Raro
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.33584Resumo
Uma obstrução gástrica no contexto de hérnia inguinal é uma entidade extremamente rara, mas que acarreta uma elevada morbimortalidade e, portanto, deverá ser rapidamente reconhecida pelo radiologista, permitindo um tratamento precoce.
Este artigo descreve um paciente de 70 anos, do sexo masculino com história de dor abdominal generalizada e intensa, vómitos e obstipação. Ao exame físico o doente apresentava uma volumosa hérnia inguino-escrotal direita, bem como um abdómen plano, não depressível e com defesa generalizada.
Neste contexto realizou uma radiografia abdominal com raios tangenciais onde se observou um nível aéreo na porção não dependente do abdómen, tendo levantado a suspeita de pneumoperitoneu. Realizou TC onde se identificou uma volumosa hérnia inguino-escrotal direita, contendo ansas intestinais, bem como a porção inferior do estômago, que se encontrava marcadamente distendido.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Marta Vaz Dias, Helena Martins Gomes, João Rodrigues Monteiro, Beatriz Marques Silva, Catarina do Vale Gonçalves, Daniel Cardoso
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
CC BY-NC 4.0