Pseudopneumoperitoneu Benigno Pós-traumático: Um Desafio Diagnóstico em Contexto de Trauma
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.42861Palavras-chave:
Pneumoperitoneu, Feridas não-penetrantes, Tomografia Computorizada, Diagnóstico por imagem, Serviço de urgência hospitalarResumo
O pseudopneumoperitoneu pós-traumático benigno é um achado imagiológico raro que pode mimetizar um pneumoperitoneu verdadeiro em doentes com contexto de trauma. É tipicamente caracterizado na tomografia computorizada por focos de ar entre o quinto e o décimo espaços intercostais, normalmente ao nível da junção condrocostal. A sua fisiopatologia não é clara, mas pode estar relacionada com um fenómeno de vácuo induzido por alterações de pressão tecidular. O reconhecimento desta entidade benigna é essencial para a diferenciar de um pneumoperitoneu verdadeiro, que frequentemente implica um procedimento cirúrgico, permitindo deste modo evitar erros de diagnóstico e intervenções desnecessárias.
No presente artigo relatamos um caso de um doente no contexto de trauma toracoabdominal fechado, em que a tomografia computorizada revelou um foco gasoso ectópico intercostal, anterior ao fígado, diagnosticado como pseudopneumoperitoneu pós-traumático benigno. O doente manteve-se estável e foi tratado de forma conservadora, permitindo evitar uma laparotomia exploradora desnecessária.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Rui Nascimento, Adriana Silva, Pedro Pereira

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
CC BY-NC 4.0