«Instrue e informa bem os confessores»: Um estudo introdutório acerca da Suma de Moral e da Summa Lusitana dos jesuítas Lopo de Abreu (1547-1606) e Vicente Álvares (1581-1634)
DOI:
https://doi.org/10.57759/aham2020.34371Palavras-chave:
Casos de consciência, Pedagogia jesuíta, Franciscanos, Ratio Studiorum, Ásia portuguesaResumo
Em 1603, o teólogo jesuíta Lopo de Abreu concluiu a sua Suma de Moral. Voltada ao uso em colégios da Ásia portuguesa, o manuscrito estabeleceu a autoridade de Abreu em diversas partes do Padroado, dentro e fora de instituições jesuítas. O presente artigo contextualiza a obra e a sua versão latina, a Summa Lusitana, tradução feita em torno de 1630 e recentemente descoberta. Esta obra revela a importante contribuição de Abreu à produção de uma teologia da Ásia portuguesa e os seus esforços na padronização do ensino de casos de consciência como parte do processo, cuja marca mais profunda se deu na publicação da Ratio Studiorum em 1599.
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