Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A proposta é original, não foi anteriormente publicada, nem se encontra em revisão ou consideração para publicação noutra editora ou revista.
- Em caso de submissão a uma secção com revisão cega por pares (Dossier ou Vária), foi assegurada a anonimização da proposta e dos metadados do ficheiro.
- É submetido um documento em separado com a indicação do nome do autor, afiliação institucional, ORCID iD, endereço institucional e contacto de e-mail.
- É incluído um resumo até 100 palavras (máximo) e seis palavras-chave, em Português e Inglês.
- A proposta não excede as 10 000 palavras e encontra-se em formato Microsoft Word (até 2MB).
- A proposta está em conformidade com as normas de estilo da revista (Instruções para Autores), adopta a norma bibliográfica «Autor-Data» do Chicago Manual of Style (16ª edição), e inclui a relação integral das fontes e bibliografia usadas.
- As legendas das imagens incluem informação detalhada (ex: título, autor, datação, n.º de inventário, instituição, etc.), assim como a referência às fontes e créditos. As imagens são fornecidas em ficheiros jpg ou tiff, com uma resolução mínima de 300 dpi’s.
- O autor detém, para todas as imagens utilizadas no artigo, as respectivas autorizações exigidas pela legislação vigente em matéria de direitos de autor (copyright).
- É submetida a documentação comprovativa das autorizações para a utilização das imagens.
- A "Declaração de Autoria e Autorização de Publicação" foi preenchida e assinada por todos os autores.
Vária
Submissão de propostas
- Proposta Espontânea: sem obediência a datas precisas. Os AHAM estão abertos, em permanência, a propostas espontâneas.
- Proposta em resposta a «chamadas para artigos» divulgadas no sítio Internet da revista e através de canais oficiais do CHAM.
- Proposta por convite dos coordenadores de dossiers temáticos ou do Conselho de Redacção.
- Todos os textos devem ser submetidos por e-mail para o endereço dos AHAM (anais.cham@ fcsh.unl.pt).
- A proposta deve ser acompanhada da "Declaração de Autoria e Autorização de Publicação" assinada pelo/s autor/es.
Notificação de recepção e breve explicação do processo
- Da responsabilidade do secretariado do Conselho de Redacção.
- Os autores podem ser informados, nesta fase, da necessidade de procederem a alterações formais aos textos, de forma a cumprir com as «normas para elaboração e apresentação de textos» dos AHAM, indicados em Condições para Submissão.
- Prazo previsto para notificação: 1 semana
Primeira avaliação
- A selecção dos textos cabe ao Conselho de Redacção, que procede a uma primeira leitura de todas as propostas e decide sobre a sua passagem à avaliação científica externa.
- Nesta primeira avaliação, o coordenador do Conselho de Redacção, assessorado por um segundo integrante do mesmo Conselho, tem em linha de conta a originalidade, a relevância, o rigor metodológico, a actualidade da bibliografia citada, a qualidade de redacção da proposta e a pertinência do tema escolhido para o perfil da revista.
- Na ausência de acordo, o caso pode ser debatido por todo o Conselho.
- Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas são comunicadas aos autores.
- Prazo estimado para notificação de recusa, após formalizada a recepção das propostas: 2 semanas.
Preparação da arbitragem externa
- De acordo com os critérios em virgor nos periódicos científicos de circulação internacional, todas as propostas de artigos, seleccionadas na primeira avaliação, são submetidas à avaliação científica externa de dois árbitros, em regime de duplo anonimato (double blind peer review).
- As propostas resultantes de convites formalizados por coordenadores de dossiers temáticos ou do Conselho de Redacção são submetidas à leitura dos mesmos e do coordenador do CR, sendo igualmente consultado um árbitro externo, em regime de duplo anonimato (double blind peer review).
- A direcção dos procedimentos de escolha dos árbitros cabe ao coordenador do Conselho de Redacção, assessorado por outro integrante do mesmo conselho e, eventualmente, por um dos membros do Conselho Consultivo. Os árbitros nomeados devem:
- ser externos à direcção e ao Conselho de Redacção dos AHAM;
- não apresentar quaisquer impedimentos de natureza ética ou profissional para uma avaliação adequada e isenta - como, por exemplo, pertencerem à mesma instituição dos autores ou terem com eles trabalhado nos últimos três anos;
- ser de instituições distintas e, inclusive, de países diferentes;
- um dos avaliadores deverá ser da língua nativa do texto proposto.
- Prazo estimado: 1 semana.
Preparação dos materiais necessários aos árbitros
- Muito embora se peça aos autores que tenham o cuidado de omitir quaisquer elementos que possam indicar a sua identidade, o secretariado do Conselho de Redacção procede a uma segunda despistagem desses indícios, antes da conversão dos ficheiros enviados aos AHAM num formato que garanta a integridade dos originais.
- Ao secretariado do Conselho de Redacção, cabe igualmente personalizar as fichas de avaliação.
Árbitros seleccionados: verificação de disponibilidade
- Os árbitros seleccionados são questionados pelo Conselho de Redacção sobre o seu interesse pelo tema proposto e a sua disponibilidade para assumirem o compromisso de realizar a avaliação em cerca de um mês.
Avaliação dos artigos
- Após aceitação do convite, o secretariado do Conselho de Redacção remete aos árbitros os materiais necessários à avaliação.
- Os árbitros devem preencher todos os campos da "ficha de avaliação" e fundamentar o seu parecer sobre se os artigos se adequam ou não a publicação. Os árbitros são ainda encorajados a fazer sugestões ao autor, no sentido de proceder a alterações e ao desenvolvimento de ideias ou aspectos particularem que melhorem significativamente o seu trabalho.
- Após o seu preenchimento, a ficha de avaliação deve ser enviada ao Conselho de Redacção, dentro do prazo acordado.
- Cabe ao coordenador do Conselho de Redacção, assessorado por um segundo integrante do mesmo conselho, interpretar a classificação resultante das avaliações recolhidas. Se os pareceres externos não forem unânimes, o desempate é feito pelo coordenador do Conselho de Redacção, podendo ser solicitada uma avaliação a um terceiro árbitro.
- Prazo estimado para conclusão do processo: 3 meses.
Comunicação de resultados
- Prazo estimado para notificação da aceitação ou recusa dos artigos para publicação nos AHAM, após a conclusão do processo de avaliação: 15 dias.
- Prazo estimado para entrega de alterações aos textos, se necessário: 2 a 4 semanas.
Ajustes finais
- A eventual permanência de aspectos menos precisos ou em desacordo com a avaliação realizada pode levar a um novo diálogo entre o coordenador do Conselho de Redacção e os autores das propostas, para um conjunto de últimos ajustes.
- Prazo máximo: 2 semanas.
Revisão de prova
- Será facultada aos autores uma prova para revisão e eventual introdução de pequenas correcções. Nesta fase, não são permitidas alterações significativas à estrutura e à dimensão do texto.
- Prazo máximo para devolução da prova à Redacção dos AHAM: 2 semanas.
Oferta de separata e de exemplar
- A cada autor será oferecido 1 exemplar impresso do volume da revista onde o seu texto for publicado, bem como uma separata do artigo em formato digital.
Documentos, Recensões e Notícias
A publicação de fontes inéditas (documentos), recensões críticas e notícias está sujeita aos mesmos procedimentos editoriais indicados em "submissão de propostas", "notificação de recepção e breve explicação do processo", "revisão de prova", "oferta de separata e de exemplar" e "direito de autor e acesso aberto", referentes a Vária.
Avaliação
- A selecção dos textos cabe ao Conselho de Redacção, que procede à leitura de todas as propostas e decide sobre a sua publicação.
- O coordenador do Conselho de Redacção, assessorado por um segundo integrante do mesmo conselho, tem em linha de conta a originalidade, a relevância, o rigor metodológico, a actualidade da bibliografia citada, a qualidade da redacção da proposta e a pertinência do tema escolhido para o perfil da revista.
- Na ausência de acordo, o caso pode ser debatido por todo o Conselho e/ou ser solicitado um parecer externo.
- Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas são comunicadas aos autores.
Livros para recensão
Os AHAM aceitam obras para recensão, devendo ser remetidas ao cuidado de:
João de Figueirôa-Rêgo, Anais de História de Além-Mar, CHAM, NOVA FCSH, Av. de Berna 26-C, 1069-061 Lisboa, Portugal.
Declaração de Direitos de Autor
The content of all work is of the responsibility of the authors and not of the Anais de História de Além-Mar or CHAM – Centre for the Humanities (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa).
Authors retain copyright and grant the free and exclusive transfer of the right of first publication of their articles to CHAM – Centre for the Humanities (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa), reserving CHAM the right to reproduce and publish it in paper and/or digital format and to distribute and promote it by all normal means at its disposal.
The authors are authorized to sign additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version published in this journal (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Rights over any images included in the articles are the exclusive responsibility of the authors, and should be mentioned.
After the publication of each volume, CHAM – Centre for the Humanities reserves the right to provide open access of the contents, making them available in the journal’s website, RUN - Repositório da Universidade NOVA de Lisboa, NOVA Research Portal, and other websites, databases and scientific content aggregation platforms, covered by a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
Política de Privacidade
Esta Política de Privacidade descreve como tratamos dos seus dados pessoais, respeitando o Regulamento Geral de Protecção de Dados Pessoais (RGPD). Estamos comprometidos em garantir a sua privacidade através da correcta utilização dos dados recolhidos.
Entidade responsável pelo tratamento de dados pessoais
Os dados recolhidos são objecto de tratamento por parte da Universidade NOVA de Lisboa, com sede no Campus de Campolide, 1099-085 Lisboa.
Finalidade e fundamento da recolha e tratamento de dados pessoais
Os dados pessoais são disponibilizados pelos titulares, através de preenchimento e assinatura de formulário desenvolvido para o efeito, e são processados e armazenados informaticamente com o seu consentimento.
A informação é tratada de forma confidencial e utilizada exclusivamente para efeitos de gestão editorial da publicação científica em que o titular dos dados colabora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Na submissão de um manuscrito ou de outro resultado de investigação aos AHAM, são solicitadas as seguintes informações aos autores para que seja possível considerar, processar e possivelmente publicar o trabalho de acordo com as normas de publicação publicitadas: nome, grau académico, endereço de e-mail, número de telefone, afiliação institucional, endereço e ORCID iD (Open Researcher and Contributor Identifier). As mesmas informações são solicitadas aos editores / coordenadores e avaliadores científicos.
Os dados pessoais dos autores são usados para processar, contactar, facilitar a revisão editorial e a avaliação por pares, e para possível publicação e envio postal quando publicado.
Os dados pessoais de editores/coordenadores e avaliadores científicos são usados para contacto no âmbito da sua colaboração e para envio de notícias e de atualizações sobre os AHAM.
Prazos de conservação dos dados pessoais
Os dados pessoais são conservados e usados pelo tempo necessário à prestação do serviço e ao cumprimento das imposições legais aplicáveis, resolvimento de disputas e cumprimento de acordos, segundo os critérios a seguir indicados:
- Autor de trabalho não publicado: dados eliminados após 1 ano sem contacto /
inativo; - Autor de trabalho publicado, editor / coordenador ou avaliador: dados eliminados
após 3 anos sem contacto / inativo; - Publicação de artigo, capítulo, livro: armazenamento permanente.
Exercício dos direitos dos titulares
É garantido ao titular dos dados o direito de acesso, actualização, rectificação, esquecimento ou eliminação dos seus dados pessoais em qualquer momento, devendo, para tal, enviar o seu pedido para o e-mail dpo@unl.pt.
Caso necessário, poderá, ainda, apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de
Proteção de Dados (CNPD).
