Procedimentos Editoriais
ARTIGOS - "VÁRIA"
Notificação de recepção
Os autores serão informados da boa recepção da sua submissão e da eventual necessidade de procederem a alterações formais aos textos, de forma a cumprir com as “Normas de Bibliografia e Estilo” das Edições CHAM.
As propostas que não estejam em conformidade com as normas de submissão, bibliografia e estilo, serão recusadas e devolvidas aos autores.
Prazo estimado: 1-2 semana(s)
Avaliação preliminar
A selecção dos textos cabe ao Conselho Editorial, que procede a uma primeira leitura de todas as propostas e decide sobre a sua passagem à avaliação científica externa.
Será tida em consideração a originalidade, a relevância, o rigor metodológico, a actualidade da bibliografia citada, a qualidade de redacção da proposta e a pertinência do tema escolhido para o perfil da revista.
Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas são comunicadas aos autores.
Prazo estimado: 2-3 semanas
Avaliação científica externa
Preparação da arbitragem externa
Todas as propostas de artigos, seleccionadas na avaliação preliminar, são submetidas à avaliação científica externa de dois avaliadores, em regime de duplo anonimato (double blind peer-review).
As propostas resultantes de convites formalizados por coordenadores de dossiers temáticos são igualmente sujeitas a uma avaliação preliminar por parte do coordenador do Conselho Editorial e submetidas ao parecer de dois avaliadores externos, em regime de duplo anonimato (double blind peer review).
A escolha dos avaliadores externos cabe ao Conselho Editorial e, se necessário, a um membro do Conselho Científico. Os avaliadores externos devem respeitar os princípios dispostos na Política Editorial.
Preparação dos materiais necessários aos avaliadores
Apesar da responsabilidade pela anonimização dos manuscritos caber aos autores, a Gestão Editorial procede a uma segunda despistagem, antes da conversão dos ficheiros enviados às Edições CHAM num formato que garanta a integridade dos originais.
Avaliadores externos seleccionados: verificação de disponibilidade
Os avaliadores externos seleccionados são questionados pelo Conselho Editorial, via sistema de gestão editorial OJS, sobre a sua disponibilidade para realizarem a avaliação dentro de um prazo acordado.
Prazos para a avaliação: 3-4 semanas (artigos)
Avaliação científica externa
Após aceitação do convite, a Gestão Editorial dá acesso, aos avaliadores externos, aos materiais necessários à avaliação.
Os avaliadores externos devem preencher online todos os campos da "ficha de avaliação" e fundamentar o seu parecer sobre se os manuscritos se adequam ou não à publicação.
Os avaliadores externos são ainda encorajados a fazer sugestões ao autor, no sentido de proceder a alterações e ao desenvolvimento de ideias ou aspectos particulares que melhorem significativamente o seu trabalho.
Após o seu preenchimento, a ficha de avaliação é tornada acessível ao Conselho Editorial.
Cabe à Direcção do Conselho Editorial, com assessoria do mesmo Conselho, interpretar a classificação resultante das avaliações recolhidas.
Se os pareceres externos não forem unânimes, a decisão final é tomada pela Direcção do Conselho Editorial, podendo ser solicitada uma avaliação a um terceiro avaliador externo.
Comunicação de resultados
As notificações dos resultados da avaliação científica externa são enviadas de forma automática através do sistema OJS.
Ajustes finais
A inserção das alterações sugeridas pelos avaliadores externos deverá ser efectuada de acordo com o disposto na Política Editorial. Caso as revisões não estejam de acordo com as recomendações dos avaliadores externos, a Direcção do Conselho Editorial poderá reenviar as propostas aos autores para um conjunto de últimos ajustes.
Prazo estimado: 2 semanas
Revisão de texto
Os textos submetidos em Português serão sujeitos a revisão ortográfica e gramatical. Esta revisão não alterará o estilo do texto dos autores. Textos escritos noutras línguas serão sujeitos apenas a uma revisão formal e de estilo.
Nesta fase, poderão ser introduzidas eventuais emendas aos textos, desde que não comprometam o seu sentido ou conteúdo. Todas as emendas devem ser assinaladas no ficheiro através da ferramenta “Registar Alterações”.
Revisão de prova
Será facultada aos autores uma única prova para revisão e eventual introdução de pequenas correcções. Nesta fase, não são permitidas alterações significativas à estrutura e à dimensão do texto.
Apenas serão aceites correcções feitas no próprio PDF, usando as opções "Comentários", "Realçar texto" ou outras ferramentas do Acrobat.
Prazo máximo para devolução da prova: 2 semanas.
Exemplares impressos
A cada autor e coordenador será oferecido 1 exemplar impresso do volume da revista onde o seu texto for publicado. O mesmo é aplicável aos avaliadores externos.
DOSSIERS TEMÁTICOS
Submissão de propostas
A revista AHAM aceita proposta para dossiers temáticos. Estas poderão ser submetidas por via espontânea ou a convite do Conselho Editorial. As propostas devem considerar:
1) a coordenação do dossier por, pelo menos, dois especialistas, um dos quais de uma instituição externa à NOVA FCSH;
2) ORCID dos coordenadores (ou, caso não tenham ORCID, link para outro CV disponível online);
3) um texto de apresentação do tema em português e inglês (máximo de 250 palavras);
4) palavras-chave (máximo 5);
5) adicionalmente, os coordenadores poderão submeter uma lista de artigos a integrar o dossier por autores convidados, tendo em atenção que o número de contribuições de investigadores do CHAM não exceda os 30%.
Notificação de recepção
Realiza-se no prazo máximo de 2 semanas e é da responsabilidade da Gestão Editorial.
Processo de selecção
A selecção das propostas cabe ao Conselho Editorial, que decide sobre a originalidade, relevância e pertinência do tema para o perfil editorial da revista e sobre a sua possível calendarização.
A decisão é comunicada aos proponentes até cerca de um mês depois de formalizada a recepção das propostas.
Cronograma e chamada para artigos
Após a aprovação da proposta de dossier temático, a Gestão Editorial prepara o cronograma para a publicação e o documento para divulgação da “chamada para artigos”, em colaboração com a Direcção do Conselho Editorial e os coordenadores do dossier.
A “chamada para artigos” é difundida através do sítio web da revista e dos canais oficiais do CHAM, recomendando-se a participação activa dos coordenadores do dossier nesta tarefa, com a divulgação através dos seus contactos e redes.
Notificação de recepção de propostas de artigos
Realiza-se no prazo máximo de uma semana e é da responsabilidade da Gestão Editorial.
Avaliação prévia das propostas de artigos
A selecção das propostas a ser enviadas para avaliação externa cabe à coordenação do dossier e ao Conselho Editorial.
A notificação de aceitação ou recusa das propostas é comunicada aos autores no prazo indicado na “chamada para artigos”.
Depois de aceites as propostas, os artigos devem ser entregues pelos autores, através da área "Submissões", no prazo indicado na “chamada para artigos”.
A partir desta fase, o procedimento é o mesmo seguido para os artigos.
Recensões & Notícias
A publicação de recensões críticas e notícias está sujeita aos mesmos procedimentos editoriais indicados acima, excepto o processo de avaliação externa, e pressupõe a aceitação dos termos dispostos na Política Editorial.
Selecção
A selecção dos textos cabe ao Conselho Editorial, que procede à leitura de todas as propostas e decide sobre a sua publicação.
O Conselho Editorial tem em linha de conta a relevância, o rigor, a qualidade da redacção e a pertinência para o perfil da revista.
Na ausência de acordo, pode ser solicitado um parecer externo.
Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas são comunicadas aos autores.
Livros para recensão
A revista AHAM aceita obras para recensão, devendo ser remetidas ao cuidado de:
João de Figueirôa-Rêgo
CHAM, NOVA FCSH
Av. de Berna 26-C
1069-061 Lisboa, Portugal
