Sobre a Revista

Âmbito

Os Anais de História de Além-Mar (AHAM) são uma revista científica revista por pares, publicada pelo CHAM - Centro de Humanidades, uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e à Universidade dos Açores (UAc), referenciada e indexada em bases de dados internacionais.

Os AHAM têm por objectivo principal a divulgação de trabalhos académicos originais e relevantes sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.

Apesar de a maioria dos artigos publicados focar a realidade portuguesa, os AHAM estão abertos à submissão de artigos sobre outras regiões, especialmente quando contenham visões inovadoras de uma perspectiva comparativa e analítica.

Os AHAM acolhem propostas de publicação de artigos originais, documentos/fontes inéditas, recensões críticas e notícias, em português, espanhol, francês, inglês e italiano. Aceitam, igualmente, propostas de dossiers de carácter temático.

Editor e Propriedade

CHAM — Centro de Humanidades
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade NOVA de Lisboa |  Universidade dos Açores
Portugal

ISSN

ISSN (impresso): 0874-9671
ISSN (electrónico): 

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Aberto

Revista de Acesso Aberto Diamante distribuída nos termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0), que permite a utilização, distribuição, adaptação e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.

Direito de Autor

O conteúdo dos trabalhos é da responsabilidade dos seus autores e não dos Anais de História de Além-Mar ou do CHAM – Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Os autores mantêm os direitos de autor e concedem a transferência, a título gratuito e exclusivo, do direito de primeira publicação referente aos seus artigos ao CHAM – Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, reservando-se este o direito de o reproduzir e publicar em suporte de papel e/ou suporte digital e de o distribuir e promover por todos os meios normais à sua disposição.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, depositá-la num repositório institucional ou publicá-la num livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os direitos sobre as eventuais imagens introduzidas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores, o que deverá ser referido nos casos em que se aplique.

Após a publicação de cada volume, o CHAM – Centro de Humanidades reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no sítio web da revista, no RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa, no NOVA Research Portal, e noutros sítios web, bases de dados e plataformas de agregação de conteúdos científicos, abrangidos por uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).

Política de Auto-Arquivo

Os autores podem depositar em qualquer repositório ou website, sem período de embargo, a Versão Final do Editor, em PDF, que lhes será disponibilizada. Não é autorizado o depósito da Versão Pré-Print ou Versão Original do Autor, nem da Versão Pós-Print ou Versão Final do Autor.

Para mais informações: Sherpa/Romeo 

Custos de publicação

A submissão de trabalhos é gratuita. Não há encargos associados ao processamento ou publicação de artigos.

Identificador único ORCID

Anais de História de Além-Mar exigem que cada autor inclua o seu ORCID iD. O ORCID fornece um identificador digital persistente (ORCID iD) que os autores possuem e controlam, e que os distingue de qualquer outro investigador.

O ORCID iD pode ser obtido em: https://orcid.org

Financiamento

A revista Anais de História de Além-Mar é subsidiada ao abrigo dos projectos estratégicos do CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, Universidade dos Açores, financiados pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — UID/HIS/04666/2013, UID/HIS/04666/2019, UIDB/04666/2020 e UIDP/04666/2020.

Histórico da Revista

Os Anais de História de Além-Mar foram fundados em 2000 por Artur Teodoro de Matos. Entre 2003 e 2019, a revista foi dirigida por João Paulo Oliveira e Costa.