The Jesuit presence in Tibet against the backdrop of the China mission: different approaches to Buddhism (16th–18th centuries)

Autores

  • Ana Carolina Hosne Center for Transcultural Studies, University of Heidelberg, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.57759/aham2016.36109

Palavras-chave:

Budismo, Tibete, China, Desideri, Ricci, Idolatria

Resumo

As missões jesuítas na Ásia facultaram as primeiras interpretações e as primeiras reações críticas ao Budismo pelos ocidentais. Este artigo propõe-se analisar a abordagem do jesuíta Ippolito Desideri (1684-1733), a partir do seu primeiro texto em tibetano, «O sinal do amanhecer que limpa a escuridão» (Tho rangs mun sel nyi ma shar ba’i brda), à luz das perspetivas sobre o Budismo que prevaleceram nas missões na Ásia, nomeadamente a de Matteo Ricci (1552-1610), na China do período Ming. A forma inédita como Desideri entende o Budismo constitui um valioso contraponto a Ricci, uma vez que a má compreensão deste último sobre algumas das principais doutrinas budistas — como as do nada e do renascimento — foi acompanhada de duras acusações contra o que Ricci considerava uma «seita idólatra».

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Hosne, A. C. (2016). The Jesuit presence in Tibet against the backdrop of the China mission: different approaches to Buddhism (16th–18th centuries). Anais De História De Além-Mar, 17, 223–243. https://doi.org/10.57759/aham2016.36109

Edição

Secção

Dossier Temático | Artigos