Information Networks in the Estado da Índia, a Case Study: Was Garcia de Orta the Organizer of the Codex Casanatense 1889?
DOI:
https://doi.org/10.57759/aham2012.37153Palavras-chave:
Códice Casanatense, Garcia de Orta, Iconografia, Redes de informação, Estado da Índia, Século xviResumo
Diversos escritores portugueses que, ao longo do século xvi, trabalharam em projectos culturais específicos conseguiram mobilizar importantes redes de informação através da Ásia marítima. Alguns exemplos mais relevantes são Duarte Barbosa, Gaspar Correia, D. João de Castro ou Garcia de Orta. Cada um deles viveu e escreveu em circunstâncias diversas, usando diferentes métodos de trabalho e recebendo distintos apoios das autoridades portuguesas. Porém, todos conseguiram mobilizar relevantes recursos textuais disponíveis no âmbito oficial do Estado da Índia, ao mesmo tempo que reuniram notícias fornecidas por um vasto conjunto de informadores europeus e asiáticos. Garcia de Orta, o célebre médico e naturalista português que esteve activo no Oriente entre 1534 e 1568, é o caso de estudo aqui escolhido, pois configura um notável exemplo de um empreendimento privado de recolha de informações. Além do mais, o caso de Orta revela-se particularmente interessante no contexto de um projecto de investigação sobre o célebre Codex Casanatense 1889, já que o escritor português poderia ter sido o organizador e inspirador de tão notável colectânea iconográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Rui Manuel Loureiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite a utilização, distribuição, adaptação e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.