Civility and sin: the survey of the peoples, polities and religions of Portuguese Asia in the Codex Casanatense
DOI:
https://doi.org/10.57759/aham2012.37155Palavras-chave:
Iconografia moderna, Representação ocidental dos povos asiáticos, Antropologia moderna, Conceito de civilidade, Sociologia figuracionalResumo
Representando a sociedade através de um modelo iconográfico ocidental assente no uso de imagens de casais e costumes, o artista indiano do Códice Casanatense apresenta os povos da Ásia portuguesa de acordo com uma ordenação geográfica do Poente para o Nascente, classificados por áreas culturais e graus de civilidade. Esse ordenamento baseou-se na noção antropológica de que todos os seres humanos são capazes de atingir um determinado grau de domínio da natureza, dos outros seres humanos e deles próprios, mas incapazes de observar de forma constante um justo princípio ético. A atenção à variedade e à disposição hierárquica entre esses povos é assim combinada com um discurso que visa sublinhar similaridades e pontos em comum. Considerando a origem luso-indiana do códice, esta interpretação ocidental deve vir a ser complementada por uma outra, de perspectiva indiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Ernst van den Boogaart

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite a utilização, distribuição, adaptação e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.