Crianças e internet: a ordem geracional revisitada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013207.04

Palavras-chave:

crianças, internet, novas tecnologias, pais

Resumo

O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crianças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Nunes de Almeida , A. ., de Almeida Alves, N. ., Delicado , A. ., & Carvalho , T. . (2013). Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. Análise Social, 48(207), 340–365. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013207.04

Edição

Secção

Dossiê-Internet e redes digitais