Crianças e internet: a ordem geracional revisitada
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013207.04Palavras-chave:
crianças, internet, novas tecnologias, paisResumo
O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crianças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais.
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Publicado
2013-06-28
Como Citar
Nunes de Almeida , A. ., de Almeida Alves, N. ., Delicado , A. ., & Carvalho , T. . (2013). Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. Análise Social, 48(207), 340–365. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013207.04
Edição
Secção
Dossiê-Internet e redes digitais