Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04

Palavras-chave:

igualdade de oportunidades, seletividade social, retenção escolar, ensino básico

Resumo

O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Albuquerque, A., Seabra, T., & da Cruz Martins, S. (2022). Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Análise Social, 57(244), 520–543. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04

Edição

Secção

Artigos