O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2021240.06Palavras-chave:
educação, adolescência, provocação, pragmatismoResumo
A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des) ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.
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Publicado
2021-09-30
Como Citar
Resende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? . Análise Social, 56(240), 548–570. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2021240.06
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Artigos