Quando a escola é uma opção - relação com a escola e relação com os saberes em Marrocos

Autores

  • B. Schlemmer Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Paris, França

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.05

Palavras-chave:

opção de escolarizar, Marrocos, utilidade da escola

Resumo

Nos países ricos, a opção entre escolarizar ou não escolarizar as crianças não se coloca. O mesmo não acontece nos países pobres, onde a questão da utilidade da escola ou da sua própria legitimidade é frequentemente debatida. É esta ligação aos saberes escolares que analiso neste trabalho, baseando-me no caso de Marrocos. Após um resumo histórico, revelaremos a evolução da ligação à escola a partir da nossa investigação no terreno, levada a cabo na cidade de Fez, no bairro de Medina. Veremos como uma proporção significativa dos que não fizeram um percurso escolar atingiram, do mesmo modo, um estatuto social e profissional equivalente ao de muitos dos seus colegas escolarizados. Um factor afigura-se-nos essencial: a relação desta população com o saber escolar retira as suas referências do sistema local de aprendizagem. Que lições retirar desta situação, onde a escola não é mais do que uma opção? Tratar-se-á de uma simples sobrevivência? Ou a prefiguração de transformações gerais já em curso?

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Publicado

2005-09-30

Como Citar

Schlemmer, B. . (2005). Quando a escola é uma opção - relação com a escola e relação com os saberes em Marrocos. Análise Social, 40(176), 547–562. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.05