O que as famílias fazem à escola... pistas para um debate
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.07Palavras-chave:
funções educativas da família, funções educativas da escola, sociologia da educaçãoResumo
Este texto apresenta um olhar sobre as cumplicidades entre família e escola - as duas agências educativas, por excelência, das sociedades contemporâneas. E discute, acentuando analiticamente um dos seus sentidos, a relação entre ambas. Se se admite que a família como lugar de trabalho educativo tem estado arredada do campo (teórico e empírico) da sociologia da educação, e enquanto se assinala e lamenta, ao mesmo tempo, a sua demissão e perda de funções educativas em prol da escola, pretende-se aqui revigorar, ao contrário, a tese da cumplicidade histórica efectiva entre as realidades e as representações da família e da escola modernas, mas sobretudo defender a ideia de que «a família está dentro da escola». Acentuando unilateralmente o protagonismo do espaço familiar, propomo-nos demonstrar e ilustrar como a escola é profundamente tributária das heranças (desiguais) que a família transmite, da socialização familiar que se faz antes e fora e apesar dela, da gestão que as famílias fazem do campo escolar.