Que modelos de socialização escolar e profissional hoje? Entre o esquecimento da história e o optimismo retórico
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.11Palavras-chave:
educação ao longo da vida, construção política da socialização, modelos de socialização escolar e profissionalResumo
Uma sociologia crítica dos discursos políticos sobre o ensino, transnacionais e nacionais, influenciados pela terceira via (o Estado social activo) é mobilizada para examinar, através da noção de «educação ao longo da vida», uma construção política da socialização. Num contexto de políticas que apregoam uma nova forma de governo e o recurso ao exame de peritos para avaliar os sistemas de ensino, o discurso político conjuga optimismo acrítico e esquecimento histórico. A análise privilegia, através da definição construtivista de socialização, o momento do social objectivado (estruturas institucionalizadas e dispositivos de socialização) e prende-se ao enraizamento histórico desta «educação ao longo da vida».
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Publicado
2005-09-30
Como Citar
Van Haecht, A. . (2005). Que modelos de socialização escolar e profissional hoje? Entre o esquecimento da história e o optimismo retórico. Análise Social, 40(176), 651–660. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.11
Edição
Secção
Artigos