A escrita como forma de patrimonialização das gastronomias locais: uma análise dos conteúdos dos websites municipais e de publicações no domínio da alimentação na Área Metropolitana de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/2021134.

Palavras-chave:

alimentação, património, gastronomia, AML

Resumo

O património gastronómico é hoje amplamente reconhecido como um elemento diferenciador de territórios e culturas, contribuindo para a afirmação de identidades culturais locais. Neste artigo desenvolve-se uma análise dos conteúdos dos websites dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (aml) e de diversas publicações nos domínios da alimentação, gastronomia e vinhos, considerando este registo pela escrita e pela imagem como uma forma de patrimonialização. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A abordagem enquadra-se no domínio da antropologia da alimentação e desenvolve-se a partir dos conceitos de património, gastronomia, patrimonialização e gastronomização.

 

Downloads

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Moreira, R. (2025). A escrita como forma de patrimonialização das gastronomias locais: uma análise dos conteúdos dos websites municipais e de publicações no domínio da alimentação na Área Metropolitana de Lisboa. Análise Social, 60(254), e21134. https://doi.org/10.31447/2021134.

Edição

Secção

Artigo Dossiê Temático