Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

1. Análise Social é uma revista que publica trabalhos académicos originais e relevantes na área das ciências sociais. Aceita para avaliação:

(i) artigos de fundo até um limite de 9000 palavras;
(ii) artigos integrados em dossiês temáticos, até um máximo de quatro, com um limite de 7000 palavras cada ou em números temáticos, compostos por 7 a 10 artigos;
(iii) ensaios bibliográficos até 6000 palavras.
(iv) ensaios metodológicos até 6000 palavras.


A revista publica também recensões de até 1500 palavras, bem como, ocasionalmente, entrevistas e obituários. Aceita-se o envio de obras para recensão, as quais devem ser enviadas para Revista Análise Social, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Aníbal de  Bettencourt, 9, 1600-189 Lisboa.

2. Os trabalhos podem ser propostos em português e inglês. Excecionalmente aceitam-se textos em espanhol.

3. O Conselho de Redação examina os trabalhos enviados tendo em vista a sua adequação à revista. Após este processo de triagem, são pedidos pelo menos dois pareceres de avaliação dos artigos e ensaios recebidos. Apenas são publicados os artigos e ensaios aprovados através deste sistema de avaliação. Todas as recensões são avaliadas por um/a editor/a responsável, de acordo com a área temática em que se enquadrem.

4. O conteúdo dos trabalhos é da responsabilidade dos seus autores e não do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ou da Direção da revista.

5. Os trabalhos devem conter sempre na primeira página o título do artigo, o nome do/a autor, a sua filiação institucional, endereço eletrónico e endereço postal, Orcid, bem como uma nota biográfica que não ultrapasse as 100 palavras. Para trabalhos com vários/as autores/as, fornecer informação completa para cada autor/a e indicar o/a autor/a correspondente.

6. Os artigos de fundo, os artigos de dossiê e os ensaios bibliográficos devem ser acompanhados de um resumo de 100 palavras e de quatro palavras-chave na língua em que estão escritos e em inglês. Deve ainda ser explicitamente indicada a área disciplinar e/ou temática, ou áreas disciplinares e/ou temáticas, do texto proposto.

7. Todas as informações explícitas referente ao autor/a, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser anonimizadas, tanto no corpo do texto, como na bibliografia final, de forma a garantir o sistema de anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Maria Santos em 2021, deve ser lida: (Autor 2021). Na lista de referências bibliográficas, a citação para este artigo deve ler-se “Autor (2021)”.

8. As notas de rodapé são numeradas. Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no texto, no local correto onde devem ser publicados. A bibliografia é colocada no final do texto, indicando apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente.

9. As citações e referências a autores seguem as normas seguintes: (Pinto, 2002), quando se reporta a uma obra ou aspeto da mesma em geral; (Pinto, 2002, pp. 32-33), quando se refere a um aspeto em concreto ou se faz uma citação; Pinto (2002a) quando cita mais do que uma obra do autor e ano; Pinto e Ferreira (2003) e Pinto, Ferreira e Sousa (2003), quando se refere a uma obra com dois ou três autores; Pinto et al. (2002), quando se citam obras com mais do que três autores.

10. Critérios de citação bibliográfica

Livros

  • PINTO, J. M. (2007), Indagação Científica, Aprendizages Escolares e Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.

Colectâneas

  • PROSSER, J. (ed.) (2000), Image-Based Research — A Sourcebook for Qualitative Researchers, Londres, Routledge and Falmer Press.

Artigos em colectâneas

  • EISENSTADT, S. N. (2005), “Axial civilizations and the Axial Age reconsidered”. In J. P. Arnason, S. N. Eisenstadt, B. Wittrock (eds.), Axial Civilizations and World History, Leiden, Brill, pp. 531-564.

Artigos em revistas

  • PARR, J. B. (2004), “The polycentric urban region: a closer inspection”. Regional Studies, 38 (3), pp. 231-240.

Publicações online

COFFEY, A., HOLBROOK, B., ATKINSON, P. (1996), “Qualitative data analysis: technologies and representations”. Sociological Research Online, 1(1), Disponível em http://www.socresonline.org.uk/socresonline/1/1/4.html, [consultado em 31-1-2006].
MOREY, C. C. et al. (2015), “The color-sharing bonus: roles of perceptual organization and attentive processes in visual working memory”. Archives of Scientific Psychology, 3, 18–29. https://doi.org/10.1037/arc0000014

Teses

  • FIDALGO, J. M. (2006), O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas. Tese de doutoramento, Braga, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.

Clássicos

  • ESPINOSA, B. (1988 [1670]), Tratado Teológico-Político (trad. D. P. Aurélio), Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

11. Não existirão quaisquer custos associados à submissão ou ao processamento de artigos (APC).

12. A revista  segue as recomendações do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e  procura identificar e precaver situações de plágio, falsificação ou manipulação de citações, recorrendo ao software de deteção de plágio Urkund.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.