Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis.
- O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
Instruções para Autores
Leia as instruções de submissão antes de submeter o seu manuscrito. Por favor, note que os manuscritos que não estiverem de acordo com estas regras poderão ser devolvidos.
A Análise Social é uma revista de “Acesso Livre Diamante”/ Diamond Open Access. No caso de um artigo aceite para publicação, não são cobradas quaisquer taxas de submissão ou de processamento. A publicação é gratuita.
As opiniões expressas nos artigos publicados na Análise Social são da responsabilidade do(s) autor(es) e da(s) autora(s) e não representam a(s) opinião(ões) ou política(s) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ou do(s) editor(es) da revista.
O que publicamos?
1.1. Objetivos e âmbito
Antes de submeter o seu manuscrito à Análise Social, certifique-se de que leu a secção ‘Sobre a revista’.
1.2. Tipos de artigos
A Análise Social publica vários tipos de artigos e textos. Todos os textos são admitidos para avaliação e eventual publicação, desde que não estejam a ser avaliados noutro local. A submissão de preprints é aceite.
Os principais tipos de manuscritos são os seguintes:
1.2.1. Artigos de investigação
- os artigos de investigação devem, em geral, conter entre 7000 e 9000 palavras (incluindo todas as notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas);
- os artigos publicados na Análise Social são revistos por pares. O Conselho de Redação avalia as submissões para verificar a sua adequação à revista. Após esta triagem, os artigos são enviados para uma avaliação crítica por, pelo menos, dois revisores anónimos. O processo de revisão é cego, pelo que os autores devem garantir que removem todas as indicações de autoria;
- as línguas de publicação são o português ou o inglês. Em casos excecionais, o espanhol também pode ser aceite;
- o processo de revisão normalmente demora cerca de 6 a 8 meses, mas pode, por vezes, demorar mais.
1.2.2 Ensaios: artigos de revisão
- Normalmente, os artigos de revisão (Ensaios) têm entre 4000 e 6000 palavras (incluindo todas as notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas);
- os artigos de revisão podem focar-se num único livro importante, numa série de livros ou artigos sobre um tema específico ou numa revisão mais abrangente de um determinado campo ou área emergente;
- são comentados por membros do Conselho de Redação e editores/as associados/as e, ocasionalmente, sujeitos a revisão anónima por pares.
1.2.3. Debates & comentários
A secção Fórum da Análise Social constitui uma plataforma para reflexões críticas, convidando cientistas e especialistas a partilharem as suas opiniões e análises sobre tendências emergentes nas Ciências Sociais ou a revisitarem obras clássicas a partir de novas perspetivas. Os textos para esta secção são enviados, principalmente, por convite dos editores, embora as submissões não solicitas sejam também encorajadas. As entrevistas são aceites unicamente por convite. Os textos enviados para esta secção podem ser sujeitos a revisão por pares, ao critério dos editores.
Os textos para o Fórum podem ter os seguintes formatos:
- Pespetivas: neste formato, são bem-vindos textos que destaquem investigação recente e estimulante e temas emergentes de interesse geral, que não se centrem necessariamante nas áreas de trabalho do próprio autor. Por regra, as “Perspetivas” devem ser da autoria de um único indivíduo e não devem exceder as 2 500 palavras, com um máximo de 15 referências e 1 figura ou tabela.
- Debates: acolhe uma discussão estruturada e moderada que reúne 2 a 5 pontos de vista diversos sobre tópicos relevantes, quer explorando novos debates metodológicos, quer examinando as interseções entre as ciências sociais e as questões societais com potenciais impactos políticos. A estrutura ideal inclui uma breve introdução feita pelo moderador e uma organização em torno de uma a três questões orientadoras, com a opção de incluir uma secção de conclusão. A extensão total do debate, incluindo todas as contribuições, não pode exceder as 10 000 palavras.
- Entrevistas: concebidas para apresentar um debate mais coloquial com um especialista, permitindo-lhe partilhar a sua perspetiva e ideias sobre questões que relevantes na sua área de trabalho. A dimensão não deve ultrapassar as 3000 palavras.
1.2.4 Recensões
- A Análise Social publica recensões de livros com a dimensão de cerca de 1500 palavras.
- Também são aceites submissões de livros para recensão.
Endereço: Revista Análise Social, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, 1600-189 Lisboa.
1.2.5 Artigos de número especial/secção temática
A Análise Social produz regularmente números e secções especiais. Aceitamos propostas de potenciais editores de número ou secção temática.
Como submeter uma proposta
- envie a sua proposta de número especial/secção temática por e-mail para analise.social@ics.ulisboa.pt;
- a proposta deve incluir uma justificação (entre 1000 e 1500 palavras) que descreva as principais áreas temáticas a abordar, incluindo uma secção específica sobre a adequação da proposta aos objetivos e âmbito da revista. A proposta deve incluir títulos provisórios e resumos dos artigos, bem como notas biográficas dos/as autores/as e editores/as;
- a Análise Social tem como objetivo dar resposta às propostas no prazo de três a seis meses. Durante este período, podemos precisar de obter pareceres de revisores externos, o que pode demorar mais tempo.
Dimensão
- Um número especial deve normalmente conter entre 7 a 10 artigos (entre 7000 e 8000 palavras cada, incluindo todas as notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas);
- uma secção temática deve normalmente conter entre 4 a 5 artigos (entre 7000 e 8000 palavras cada, incluindo todas as notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
- é esperado que os editores de números e secções temáticas apresentem introduções detalhadas (3000 a 5000 palavras) para números especiais e secções temáticas.
Revisão pré-submissão
Espera-se que os editores de números especiais e secções temáticas tenham revisto e comentado as versões preliminares de todos os artigos antes da submissão. Isso pode exigir que alguns autores produzam versões substancialmente revistas antes da submissão para revisão. Tal abordagem ajudará a garantir que os artigos estejam num nível apropriado e prontos para a revisão por pares. É também importante que os autores apresentem trabalhos relevantes para o tema do número especial e suficientemente ligados aos objetivos e âmbito gerais da revista.
Procedimentos de submissão
É aconselhável garantir que os artigos sejam submetidos aproximadamente ao mesmo tempo.
Normalmente, espera-se que todos os artigos sejam submetidos no prazo de seis meses após a aceitação da proposta. Se houver um longo período de inatividade após a aceitação da proposta – um ano ou mais – presumir-se-á que o número ou secção temática não será produzido.
Se os editores do número especial ou secção temática desejarem reativar o processo após esse período, será necessário que apresentem uma nova proposta.
Avaliação por pares
Após a aceitação de uma proposta, cada artigo deve ser submetido separadamente pelos autores.
A Análise Social utiliza um sistema de revisão por pares (double-blind peer-review) para todos os manuscritos. Cada manuscrito é lido pelo/a editor/a da área, que faz uma avaliação preliminar. Esta avaliação tem em consideração os seguintes critérios:
- contributo teórico ou empírico original, com relevância para uma ou mais áreas disciplinares privilegiadas na Análise Social;
- estrutura formal adequada, incluindo secções temáticas relevantes, seguindo o sistema de referenciação da revista (ver Livro de Estilo), uma bibliografia atualizada e completa, e com uma qualidade de escrita adequada;
- salvaguarda de aspetos éticos;
- adequação do tema ou tópico do artigo ao público e abrangência temática da Análise Social.
Se considerado adequado para publicação, o manuscrito é enviado a pelo menos dois/duas revisores/as externos/as (referees) ao Conselho de Redação. Mediante parecer positivo de ambos os revisores, o manuscrito será considerado para publicação. Nos casos em que um/a ou mais revisores/as tornem a sua aceitação condicional a alterações (mínimas ou significativas) ao texto, a aceitação do manuscrito fica dependente destas serem realizadas no prazo estipulado pelo/a editor/a. Os/as autores/as dos manuscritos aceites terão a oportunidade de dar o seu aval às provas tipográficas antes da publicação final.
No caso de números especiais e de secções temáticas, os/as organizadores/as são convidados/as a nomear um conjunto de revisores/as que deverão estar disponíveis para auxiliar no processo de revisão. Os artigos também serão revistos por revisores/as regulares. Os/as organizadores/as de números e secções especiais receberão os relatórios dos/as revisores/as e terão a oportunidade de fornecer feedback e levantar questões antes das decisões finais sobre os artigos. Os/as organizadores/as de números e secções especiais também podem enviar os seus próprios comentários e orientações adicionais aos/às autores/as.
A decisão final sobre qualquer artigo será tomada pelos/as editores/as e pelo Conselho de Redação, de acordo com os procedimentos normais de avaliação da revista.
2. Preparação do manuscrito
2.1 Autoria
Todas as partes que tenham contribuído substancialmente para o artigo devem ser listadas como autores/as. A autoria principal, a ordem de autoria e outros créditos de publicação devem basear-se nas contribuições científicas ou profissionais relativas dos indivíduos envolvidos, independentemente do seu estatuto. Um/a estudante será normalmente listado/a como autor/a principal em qualquer publicação com vários autores/as que seja substancialmente derivada da tese ou dissertação desse/a estudante.
No caso de entrevistas, o entrevistador será listado como autor; a menos que o/a entrevistado/a tenha contribuído para o artigo, enviando respostas por e-mail ou ajudando a editar o manuscrito, ele/a não será listado/a como autor.
Tenha em atenção que os chatbots de IA, como o ChatGPT ou outros, não devem ser listados como autores. Para mais informações, consulte a política da Análise Social sobre o uso de ferramentas de IA generativa.
2.2 Agradecimentos
Todos/as os/as colaboradores/as que não satisfaçam os critérios de autoria devem ser listados/as numa secção de Agradecimentos. Exemplos de pessoas que podem ser reconhecidas incluem as que forneceram apenas ajuda técnica ou outras que tenham fornecido apoio geral.
Os agradecimentos pessoais devem ser apresentados separadamente do texto principal para facilitar a revisão anónima pelos pares.
2.3. Ética
A revista segue as diretrizes do COPE (Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas). Os/as editores/as evitarão o plágio, a falsificação ou a manipulação de citações utilizando o software de deteção de plágio Urkund.
Veja a nossa Declaração de Ética e Boas Práticas.
2.4. Processo de submissão – Normas para autores/as
- O artigo deve ser carregado como “documento principal” e começar com o título, um resumo de 150 palavras e quatro a seis palavras-chave. Um ficheiro de identificação também deve ser preparado, contendo o título do artigo, nome do/a autor/a, afiliação institucional, e-mail, endereço postal, ORCID e uma nota biográfica que não exceda as 100 palavras. Para artigos com vários/as autores/as, forneça informações completas para cada autor/a e indique o/a autor/a correspondente/a.
- A(s) área(s) disciplinar(es) e/ou temática(s) do artigo proposto deve(m) também ser explicitamente indicada(s) pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s) na página de capa.
- Artigos de investigação, artigos de revisão e Debates & Comentários devem ser acompanhados por um resumo de 100 palavras e quatro palavras-chave em português e em inglês.
- Todas as informações referentes ao/à autor/a, como autocitações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser ocultadas, tanto no texto quanto na bibliografia final, para garantir o anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Maria Santos em 2021 deve ler-se: (Autor 2021). A citação para este artigo deve ser “Autor (2021)” na lista de referências bibliográficas.
- As notas devem ser numeradas. Todas as tabelas, figuras, ilustrações, mapas, etc. devem ser numeradas e identificadas com um título no local onde devem ser inseridas no texto. A bibliografia deve ser incluída no final do texto, deve ser ordenada alfabeticamente e deve conter apenas as fontes realmente citadas.
- As citações e referências devem ser feitas da seguinte forma: (Pinto, 2002) quando se refere a um trabalho em geral; (Pinto, 2002, pp. 32-33) ao citar uma característica específica ou reproduzir uma citação direta; Pinto (2002a) ao referir-se a um de dois ou mais trabalhos de Pinto que aparecem na bibliografia; (Pinto e Ferreira, 2003) e (Pinto, Ferreira e Sousa, 2003) ao referir-se a um trabalho com dois ou três autores; (Pinto et al., 2002) ao referir-se a um trabalho com mais de três autores.
- As citações na bibliografia devem seguir os seguintes exemplos:
Livros
- PINTO, J. M. (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares e Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.
Coletâneas
- PROSSER, J. (ed.) (2000), Image-based Research — A Sourcebook for Qualitative Researchers, Londres, Routledge and Falmer Press.
Artigos em obras coletivas
- EISENSTADT, S. N. (2005), “Axial civilizations and the Axial Age reconsidered”. In J. P. Arnason, S. N. Eisenstadt, B. Wittrock (eds.), Axial Civilizations and World History, Leiden, Brill, pp. 531-564.
Artigos em revista
- PARR, J. B. (2004), “The polycentric urban region: a closer inspection”. Regional Studies, 38 (3), pp. 231-240.
Publicações online
- COFFEY, A., HOLBROOK, B., ATKINSON, P. (1996), “Qualitative data analysis: technologies and representations”. Sociological Research Online, 1 (1). Disponível em 31-1-2006.
- MOREY, C. C. et al. (2015), “The color-sharing bonus: roles of perceptual organization and attentive processes in visual working memory”. Archives of Scientific Psychology, 3, 18-29. https://doi.org/10.1037/arc0000014
Teses de doutoramento
- FIDALGO, J. M. (2006), O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas. Tese de doutoramento, Braga, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.
Fontes históricas reimpressas
- ESPINOSA, B. (1988 [1670]), Tratado Teológico-Político (trad. D. P. Aurélio), Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
3. Sobre aceitação e publicação
3.1 Revisão do artigo após revisão por pares
A versão revista do seu artigo deve mostrar todas as alterações que fez e ser acompanhada por uma carta de revisão explicando essas alterações e respondendo aos revisores anónimos.
Ao fazer a revisão de um artigo para publicação na Análise Social, certifique-se de que todas as alterações ao artigo original estão destacadas. A melhor forma de destacar alterações é usar a funcionalidade Track Changes do Microsoft Word.
Se as revisões forem muito extensas para o Track Changes ser útil, destaque a amarelo as secções do texto que foram mais extensivamente revistas.
Os artigos revistos serão reavaliados, normalmente pelo grupo original de revisores.
Para manter o anonimato, certifique-se de que as alterações que fizer não revelam o seu nome, abreviado ou de outra forma, nas marcas automáticas. Para tal, vá à função de acompanhamento de alterações no MS Word e escolha “remover todas as marcas” para tornar as alterações anónimas ou altere o seu nome de utilizador para algo como “autor”.
O processo de revisão por pares deverá demorar novamente cerca de três a seis meses.
3.2 Para artigos aceites condicionalmente, sujeitos a pequenas revisões
Todas as pequenas revisões nos artigos devem ser destacadas da mesma forma que foi descrita acima para artigos revistos. Isto permitirá que as eliminações e o novo material sejam visíveis para os editores e ajudará os revisores a reverem a versão revista. Também ajudará os membros do Conselho de Redação a verificar se as revisões necessárias foram feitas.
Os artigos aceites com pequenas revisões a fazer não serão, em geral, devolvidos aos revisores originais, mas serão comentados pelos membros do Conselho de Redação.
O processo de revisão por pares deverá demorar cerca de um a três meses.
3.3 Artigos aceites
As provas serão normalmente enviadas aos autores aproximadamente três meses antes de a edição ir para impressão.
3.4 Decisões editoriais
ACEITAR: o seu artigo foi aceite para publicação.
ACEITAR CONDICIONALMENTE, SUJEITO A PEQUENAS REVISÕES: o seu artigo será aceite após a conclusão satisfatória de pequenas revisões. A versão revista do artigo não será enviada para revisão por pares, mas será analisada diretamente pelo Conselho Editorial.
REVER: o seu artigo tem de ser revisto e a revisão enviada novamente para revisão por pares (normalmente, ao mesmo conjunto de avaliadores) antes de poder ser novamente considerado pelo conselho editorial.
RESUBMETER: o seu artigo não foi aceite, mas necessita de ser radicalmente repensado e reformulado, e não apenas de grandes alterações. Encorajamo-lo a repensar o artigo de acordo com as linhas sugeridas e a voltar a submetê-lo como um novo artigo. O artigo será, então, enviado novamente para revisão por pares (normalmente, para um novo conjunto de avaliadores) antes de poder ser novamente considerado pelo Conselho Editorial.
REJEITAR: o seu artigo não foi aceite para publicação.
Declaração de Direitos de Autor
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