As eternas aprendizes de Euterpe: mulheres que escrevem sobre música em círculo(s) de sociabilidade (1901-1930)
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018228.01Palavras-chave:
história das mulheres, história cultural, século XX, expertise musical, sociabilidadeResumo
Este artigo debruça-se sobre nove mulheres musicistas-escritoras, i. e., professoras, intérpretes ou compositoras, que, entre 1901 e 1930 publicaram em Portugal obras sobre música e sua educação. Foi uma época de extraordinário impulso e procura de ensino artístico – mas o que as levaria a publicar? O surgimento como autoras peritas ou divulgadoras invalida a interpretação de se dedicarem à escrita ao incorporarem o tradicional papel de mulher-educadora, geralmente prolongando a sua atividade docente. Propõe-se compreender o papel das escritoras-musicistas na constituição de uma expertise musical e a especificidade dos seus círculos de sociabilidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-28
Como Citar
Fernandes Paz, A. L. (2018). As eternas aprendizes de Euterpe: mulheres que escrevem sobre música em círculo(s) de sociabilidade (1901-1930). Análise Social, 53(228), 548–570. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018228.01
Edição
Secção
Artigos