Da audiência aos públicos participantes: novas formas de pensar as artes performativas

Autores

  • Ann Markusen Humphrey School of Public Affairs, University of Minnesota
  • Alan Brown WolfBrown

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014213.05

Palavras-chave:

teatro, participação, co-curadoria, instituições culturais estratégicas

Resumo

Enfrentando “muitos lugares vazios” e uma demografia em transformação, os teatros lutam para preservar os seus públicos, embora as suas estratégias de marketing e captação de audiências falhem frequentemente. Os nossos estudos sobre participação revelam que os espetadores de teatro valorizam crescentemente as salas de espetáculo, e não apenas as performances, desafiando os proprietários e diretores a adotar uma atitude curatorial relativamente aos espaços de apresentação, tornando-os parte da sua oferta. Os espetadores procuram também um envolvimento ativo na criação e expressão artísticas, inclusive na co-curadoria. No entanto, as produções teatrais permanecem profundamente ligadas às convenções artísticas euro-americanas, fazendo raramente eco das classes trabalhadoras, das culturas raciais, étnicas e da juventude. As mais recentes decisões relativas à construção ou renovação de grandes salas de espetáculo dedicadas às artes performativas nos Estados Unidos e no Reino Unido têm levado em conta estas novas sensibilidades de diversas maneiras.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Markusen, A., & Brown, A. (2014). Da audiência aos públicos participantes: novas formas de pensar as artes performativas. Análise Social, 49(213), 866–883. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014213.05

Edição

Secção

Dossiê-Desvendando o teatro: criatividade, públicos e território