A participação das instituições privadas na reconfiguração do ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013208.06

Palavras-chave:

educação brasileira, ensino público e privado, educação brasileira, ensino público e privado

Resumo

Este artigo analisa a participação das instituições privadas na expansão do ensino superior no Brasil nas últimas cinco décadas. Argumenta que as instituições privadas criadas a partir de 1964 diferem das anteriores, pois, na sua maioria, não estão ligadas a fundações religiosas e estruturam-se como organizações administrativas semelhantes a empresas. O artigo aborda as condições sociais que viabilizaram a criação destas novas instituições, tais como as mudanças no sistema político (1964), a reforma da Universidade (1968) e as medidas legislativas implementadas pelo Estado brasileiro nos anos 80 e 90 do século passado relativas às políticas para o sistema universitário. Este artigo discute ainda algumas características da atual configuração do ensino superior privado.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Martins, C. B. (2013). A participação das instituições privadas na reconfiguração do ensino superior no Brasil. Análise Social, 48(208), 622–658. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013208.06

Edição

Secção

Dossiê-Ensino Superior