Redes sociais e participação eleitoral em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2008188.01Palavras-chave:
redes sociais, influência interpessoal, discussão políticaResumo
Este artigo aborda os efeitos das redes sociais dos eleitores na sua propensão para o voto. Vários modelos formais têm proposto que a decisão de votar deverá ser vista como interdependente em relação às decisões dos membros da rede social a que o indivíduo pertence. Utilizando dados recolhidos em dois inquéritos através de questionário realizados após as eleições legislativas de 2005 e as presidenciais de 2006, este artigo sugere que, à semelhança do que sucede com a opção de voto, as redes sociais exercem uma enorme influência sobre a decisão de votar. Contudo, ao contrário do que sucede com a opção de voto, essa influência é, neste caso, predominantemente normativa e não informacional.
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Publicado
2008-09-30
Como Citar
Magalhães, P. . (2008). Redes sociais e participação eleitoral em Portugal. Análise Social, 43(188), 473–504. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2008188.01
Edição
Secção
Artigos