Comunicar ciência cidadã: estratégias dirigidas a diferentes públicos-alvo
DOI:
https://doi.org/10.31447/35488Palavras-chave:
ciência cidadã, comunicação de ciência, estratégias de comunicação, hélice-quádrupla, públicos-alvoResumo
Aplicar estratégias de comunicação em iniciativas de ciência cidadã, direcionadas a diferentes públicos-alvo implica planear um conjunto de elementos cruciais para que a comunicação seja eficiente. Neste sentido, o projeto newsera acompanhou vários projetos de ciência cidadã em Portugal, Espanha e Itália, que cocriaram, juntamente com públicos-alvo da hélice quádrupla, estratégias de comunicação personalizadas e ajustadas aos seus objetivos e necessidades. Estes projetos foram acompanhados durante a implementação das estratégias de comunicação, permitindo identificar dificuldades e desafios potencialmente relevantes para outras iniciativas de ciência cidadã. Através de diferentes rondas de trabalho com os projetos e de várias reuniões de acompanhamento e mentoria, foi recolhida informação sobre os desafios encontrados pelos projetos a decorrer em Portugal que é explorada neste artigo. Estratégias como redes sociais, websites ou ações de formação podem ser impactadas pela falta de financiamento, tempo ou recursos humanos. Conclui-se ser essencial encontrar formas eficazes de facilitar o envolvimento de diferentes públicos na ciência cidadã.