Consensus Nacional Multidisciplinar de Medicina Peri-operatória em Cirurgia da Obesidade

Authors

  • Alice Rafael Santos Centro Hospitalar de São João - Porto

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.11635

Keywords:

cirurgia da obesidade, melhoria da recuperação após a cirurgia, anestesia, analgesia, complicações pós-operatórias

Abstract

O objetivo deste consensus é divulgar os standards de cuidados peri-operatórios em cirurgia da obesidade, com foco na qualidade de recobro, de forma a contribuir para melhorar os outcomes e a possibilidade de os mensurar, a nível nacional. As recomendações foram aprovadas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, num trabalho nacional interdisciplinar entre especialistas de anestesiologia, cirurgia geral, endocrinologia, psiquiatria e nutricionismo.

O número de obesos tem vindo a aumentar mundialmente. A cirurgia da obesidade é atualmente considerada o tratamento mais eficaz, quer a nível de perda de peso quer no controlo de patologias associadas. O acompanhamento do doente, no período peri-operatório, deve ser efetuado por uma equipa multidisciplinar. A informação prestada aos obesos, a otimização das suas condições médicas e a avaliação do risco peri-operatório são determinantes para a conduta anestésica e redução da morbilidade, com consequente diminuição do tempo de internamento. As técnicas poupadoras de opióde e o uso de fármacos de curta duração de ação ou facilmente reversíveis dão opções vantajosas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alice Rafael Santos, Centro Hospitalar de São João - Porto

Assistente Hospitalar Graduada de Anestesiologia

Published

2017-12-14

How to Cite

Santos, A. R. (2017). Consensus Nacional Multidisciplinar de Medicina Peri-operatória em Cirurgia da Obesidade. Journal of the Portuguese Society of Anesthesiology, 26(4). https://doi.org/10.25751/rspa.11635