Consensus Nacional Multidisciplinar de Medicina Peri-operatória em Cirurgia da Obesidade
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.11635Keywords:
cirurgia da obesidade, melhoria da recuperação após a cirurgia, anestesia, analgesia, complicações pós-operatóriasAbstract
O objetivo deste consensus é divulgar os standards de cuidados peri-operatórios em cirurgia da obesidade, com foco na qualidade de recobro, de forma a contribuir para melhorar os outcomes e a possibilidade de os mensurar, a nível nacional. As recomendações foram aprovadas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, num trabalho nacional interdisciplinar entre especialistas de anestesiologia, cirurgia geral, endocrinologia, psiquiatria e nutricionismo.
O número de obesos tem vindo a aumentar mundialmente. A cirurgia da obesidade é atualmente considerada o tratamento mais eficaz, quer a nível de perda de peso quer no controlo de patologias associadas. O acompanhamento do doente, no período peri-operatório, deve ser efetuado por uma equipa multidisciplinar. A informação prestada aos obesos, a otimização das suas condições médicas e a avaliação do risco peri-operatório são determinantes para a conduta anestésica e redução da morbilidade, com consequente diminuição do tempo de internamento. As técnicas poupadoras de opióde e o uso de fármacos de curta duração de ação ou facilmente reversíveis dão opções vantajosas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles are freely available to be read, downloaded and shared from the time of publication.
The RSPA reserves the right to commercialize the article as an integral part of the journal (in the preparation of reprints, for example). The author should accompany the submission letter with a declaration of copyright transfer for commercial purposes.
Articles are published under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (CC BY-NC).
After publication in RSPA, authors are allowed to make their articles available in repositories of their home institutions, as long as they always mention where they were published.