Consensus Nacional Multidisciplinar de Medicina Peri-operatória em Cirurgia da Obesidade
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.11635Palavras-chave:
cirurgia da obesidade, melhoria da recuperação após a cirurgia, anestesia, analgesia, complicações pós-operatóriasResumo
O objetivo deste consensus é divulgar os standards de cuidados peri-operatórios em cirurgia da obesidade, com foco na qualidade de recobro, de forma a contribuir para melhorar os outcomes e a possibilidade de os mensurar, a nível nacional. As recomendações foram aprovadas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, num trabalho nacional interdisciplinar entre especialistas de anestesiologia, cirurgia geral, endocrinologia, psiquiatria e nutricionismo.
O número de obesos tem vindo a aumentar mundialmente. A cirurgia da obesidade é atualmente considerada o tratamento mais eficaz, quer a nível de perda de peso quer no controlo de patologias associadas. O acompanhamento do doente, no período peri-operatório, deve ser efetuado por uma equipa multidisciplinar. A informação prestada aos obesos, a otimização das suas condições médicas e a avaliação do risco peri-operatório são determinantes para a conduta anestésica e redução da morbilidade, com consequente diminuição do tempo de internamento. As técnicas poupadoras de opióde e o uso de fármacos de curta duração de ação ou facilmente reversíveis dão opções vantajosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.