Síndrome de Burnout em Internos de Anestesiologia

  • Joana Rodrigues Freitas Hospital Central do Funchal
  • Luís Alberto Pereira
  • Cristiana Valente Pinho
  • Sérgio Miguel Zenha
  • Mara Isabel Vieira
Palavras-chave: burnout, internos, anestesiologia

Resumo

Introdução:

A Síndrome de Burnout (SB) é um problema social que prejudica a qualidade de vida do profissional de saúde e a qualidade do seu trabalho assistencial. O objetivo deste estudo foi avaliar a SB entre internos de anestesiologia e determinar as características sócio-demográficas que podem conduzir ao seu desenvolvimento.

Material e Métodos:

Um questionário foi enviado a uma amostra de conveniência de internos de anestesiologia durante 2 meses. O questionário utilizado foi o Copenhagen Burnout Inventory (CBI) validado para português. Testes paramétricos e não paramétricos foram utilizados na análise das comparações. Um p<0.05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados:

Foram obtidos 42 questionários (proporção de participação de 40.0%). Dos 42 inquiridos 35.7% eram internos do 2ºano, 69.0% eram do sexo feminino, 90.5% não tinham filhos e 69.0% eram solteiros. Dos inquiridos, 30.0% apresentaram níveis elevados de BT e 32.5% níveis elevados de BP. As mulheres e os inquiridos que responderam “Muitas vezes” à questão “Já pensou em mudar de especialidade?”, apresentaram níveis elevados de BT e BP (p<0.05).

Discussão:

Uma percentagem considerável de inquiridos apresentou níveis elevados de BT e BP, especialmente as mulheres. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre níveis elevados de burnout e idade, estado civil, existência de filhos e ano de internato.

Conclusões:

Este estudo contribuiu de alguma forma para a divulgação da SB na anestesiologia, constituindo a base para futuros trabalhos com objetivo de melhor caracterização do fenómeno na nossa realidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografias do Autor

Joana Rodrigues Freitas, Hospital Central do Funchal
Interna Complementar em Anestesiologia no Serviço de Anestesiologia do Hospital Central do Funchal
Luís Alberto Pereira
Interno complementar em Anestesiologia no Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar São João/EPE; Aluno do Programa Doutoral em Investigação Clínica e Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Cristiana Valente Pinho
Interno complementar em Anestesiologia no Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar São João/EPE
Sérgio Miguel Zenha
Interno complementar em Anestesiologia no Serviço de Anestesiologia do Hospital Central do Funchal
Mara Isabel Vieira
Assistente Hospitalar de Anestesiologia do Hospital Central do Funchal
Publicado
2015-09-08
Como Citar
Freitas, J., Pereira, L., Pinho, C., Zenha, S., & Vieira, M. (2015). Síndrome de Burnout em Internos de Anestesiologia. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 24(3), 61-65. https://doi.org/10.25751/rspa.6565
Secção
Artigo Original