Síndrome de Burnout em Internos de Anestesiologia
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.6565Keywords:
burnout, internos, anestesiologiaAbstract
Introdução:
A Síndrome de Burnout (SB) é um problema social que prejudica a qualidade de vida do profissional de saúde e a qualidade do seu trabalho assistencial. O objetivo deste estudo foi avaliar a SB entre internos de anestesiologia e determinar as características sócio-demográficas que podem conduzir ao seu desenvolvimento.
Material e Métodos:
Um questionário foi enviado a uma amostra de conveniência de internos de anestesiologia durante 2 meses. O questionário utilizado foi o Copenhagen Burnout Inventory (CBI) validado para português. Testes paramétricos e não paramétricos foram utilizados na análise das comparações. Um p<0.05 foi considerado estatisticamente significativo.
Resultados:
Foram obtidos 42 questionários (proporção de participação de 40.0%). Dos 42 inquiridos 35.7% eram internos do 2ºano, 69.0% eram do sexo feminino, 90.5% não tinham filhos e 69.0% eram solteiros. Dos inquiridos, 30.0% apresentaram níveis elevados de BT e 32.5% níveis elevados de BP. As mulheres e os inquiridos que responderam “Muitas vezes” à questão “Já pensou em mudar de especialidade?”, apresentaram níveis elevados de BT e BP (p<0.05).
Discussão:
Uma percentagem considerável de inquiridos apresentou níveis elevados de BT e BP, especialmente as mulheres. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre níveis elevados de burnout e idade, estado civil, existência de filhos e ano de internato.
Conclusões:
Este estudo contribuiu de alguma forma para a divulgação da SB na anestesiologia, constituindo a base para futuros trabalhos com objetivo de melhor caracterização do fenómeno na nossa realidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles are freely available to be read, downloaded and shared from the time of publication.
The RSPA reserves the right to commercialize the article as an integral part of the journal (in the preparation of reprints, for example). The author should accompany the submission letter with a declaration of copyright transfer for commercial purposes.
Articles are published under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (CC BY-NC).
After publication in RSPA, authors are allowed to make their articles available in repositories of their home institutions, as long as they always mention where they were published.