Síndrome de Burnout em Internos de Anestesiologia
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.6565Palavras-chave:
burnout, internos, anestesiologiaResumo
Introdução:
A Síndrome de Burnout (SB) é um problema social que prejudica a qualidade de vida do profissional de saúde e a qualidade do seu trabalho assistencial. O objetivo deste estudo foi avaliar a SB entre internos de anestesiologia e determinar as características sócio-demográficas que podem conduzir ao seu desenvolvimento.
Material e Métodos:
Um questionário foi enviado a uma amostra de conveniência de internos de anestesiologia durante 2 meses. O questionário utilizado foi o Copenhagen Burnout Inventory (CBI) validado para português. Testes paramétricos e não paramétricos foram utilizados na análise das comparações. Um p<0.05 foi considerado estatisticamente significativo.
Resultados:
Foram obtidos 42 questionários (proporção de participação de 40.0%). Dos 42 inquiridos 35.7% eram internos do 2ºano, 69.0% eram do sexo feminino, 90.5% não tinham filhos e 69.0% eram solteiros. Dos inquiridos, 30.0% apresentaram níveis elevados de BT e 32.5% níveis elevados de BP. As mulheres e os inquiridos que responderam “Muitas vezes” à questão “Já pensou em mudar de especialidade?”, apresentaram níveis elevados de BT e BP (p<0.05).
Discussão:
Uma percentagem considerável de inquiridos apresentou níveis elevados de BT e BP, especialmente as mulheres. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre níveis elevados de burnout e idade, estado civil, existência de filhos e ano de internato.
Conclusões:
Este estudo contribuiu de alguma forma para a divulgação da SB na anestesiologia, constituindo a base para futuros trabalhos com objetivo de melhor caracterização do fenómeno na nossa realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.