Rocurónio ou Succinilcolina na Intubação de Sequência Rápida: resultados de um questionário entre os anestesiologistas portugueses

  • Luciano Pereira Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Francisco Matias Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Miguel Paiva Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Ana Valentim Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Clarinda Loureiro Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Palavras-chave: Succinilcolina, Rocurónio, Inquéritos nos cuidados de saúde, Intubação Endotraqueal/métodos

Resumo

Introdução: A succinilcolina tem sido o pilar da Intubação de Sequência Rápida (ISR) há mais de 50 anos, mas o rocurónio tem surgido como uma alternativa válida. Este estudo teve como objectivo avaliar o uso de relaxantes musculares (RM) na ISR entre os anestesiologistas portugueses.

Material e Métodos: Um questionário electrónico anónimo com 16 questões foi enviado para 596 anestesiologistas portugueses por email. O questionário foi desenhado para encaminhar os inquiridos para diferentes perguntas de acordo com a escolha de RM.

Resultados: Dos 258 participantes (taxa de resposta de 43,3%), 20,9% são residentes, 47,3% são especialistas em anestesiologia há menos de 10 anos, 20,0% entre 10 e 20 anos e 11,8% há mais de 20 anos. A succinilcolina foi o RM mais frequentemente utilizado (67,8%) devido a um início rápido de acção (62,7%) e melhor grau de relaxamento (22,9%). O rocurónio é o RM de eleição para 30,2% dos anestesiologistas portugueses. As duas principais razões para a sua escolha incluem, a possibilidade de reversão rápida do bloqueio neuromuscular com sugamadex (46,0%) e os efeitos laterais de succinilcolina (39,7%).

Discussão e Conclusões: Os RM são fármacos imprescindíveis na ISR. A succinilcolina é o RM de primeira linha na ISR para a maioria dos anestesiologistas portugueses inquiridos, porque apresenta maior rapidez de acção. A escolha do rocurónio parece estar baseada na segurança, devido à possibilidade de reverter o bloqueio neuromuscular com sugamadex.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-09-01
Como Citar
Pereira, L., Matias, F., Paiva, M., Valentim, A., & Loureiro, C. (2016). Rocurónio ou Succinilcolina na Intubação de Sequência Rápida: resultados de um questionário entre os anestesiologistas portugueses. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 25(3), 80-83. https://doi.org/10.25751/rspa.6569