Anestesia para Cirurgia Endovascular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.9658

Palavras-chave:

procedimentos endovasculares, aneurisma aórtico, lesão renal aguda, isquemia medular, anestesia, cuidados perioperatórios

Resumo

Introdução: As indicações para tratamento endovascular têm aumentado nos últimos anos. Para além das situações electivas, este tipo de procedimentos tem também crescido em contextos urgentes e de trauma.

Material e métodos: Foi elaborada uma revisão da literatura de 2006 a 2016 para determinar a evidência disponível sobre considerações cirúrgicas e anestésicas para cirurgia endovascular. O tratamento endovascular dos aneurismas da aorta foi enfatizado, incluindo dados resultantes da revisão de casos a nível local, para além de protocolos institucionais e guidelines internacionais.

Resultados: Os candidatos frequentemente apresentam importantes comorbilidades, que a par do tipo de procedimento têm importância no manuseamento anestésico. As principais complicações potencialmente evitáveis na reparação endovascular do aneurisma da aorta são: enfarte agudo do miocárdio, lesão renal aguda e isquemia medular. A mortalidade e a morbilidade a curto prazo são menores do que com a cirurgia aberta. A maior parte dos procedimentos periféricos e aqueles sobre a aorta infra-renal pode ser feita sob Cuidados Anestésicos Monitorizados com ou sem anestesia local. Reparações endovasculares sobre a carótida parecem ter mortalidade sobreponível à cirurgia aberta mas o risco de complicações depende também da técnica anestésica utilizada.

Discussão: A estratificação do risco, optimização terapêutica, tipo de anestesia, monitorização adequada e estratégias para evitar complicações previsíveis podem melhorar os resultados perioperatórios. O risco cirúrgico dos procedimentos complexos supra-renais é superior ao dos infra-renais.

Conclusão: Se por um lado há procedimentos relativamente simples que podem ser feitos sem recurso a sedação, existem contudo outros que podem necessitar de anestesia geral e vigilância pós-operatória programada em ambiente de Cuidados Intensivos. Os anestesiologistas devem estar alertados para estratégias que possam prevenir complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Pedro Videira Reis, Centro Hospitalar São João

Anestesiologia

Publicado

2018-02-10

Como Citar

Reis, P. V. (2018). Anestesia para Cirurgia Endovascular. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 26(4). https://doi.org/10.25751/rspa.9658

Edição

Secção

Artigo de Educação Médica Contínua