Bloqueio periférico guiado por Ultrassonografia em paciente portador da síndrome de Charcot-Marie-Tooth tipo 2
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.11944Palavras-chave:
Anestesia, doença de Charcot-Marie-Tooth, doenças rarasResumo
A doença de Charcot-Marie-Tooth (DCMT) é uma neuropatia hereditária caracterizada por fraqueza muscular, originando deformidades, diminuição de reflexos profundos e déficits sensitivos. Na DCMT os cuidados incluem terapia de reabilitação e cirurgias para correção de deformidades esqueléticas. Paciente masculino, 17 anos, portador da DCMT tipo 2, admitido para artroplastia total de quadril esquerdo. A anestesia planejada foi a venosa total alvo controlada e bloqueio de nervos periféricos guiados por ultrassonografia. A indução anestésica foi realizada com remifentanil e propofol. Não foi utilizado nenhum relaxante muscular. O despertar foi tranquilo e sem dor. A dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica nas 6, 18 e 24 horas após o procedimento. A técnica de anestesia venosa total alvo controlada livre de relaxantes musculares e halogenados associada a bloqueio de nervos periféricos guiado por ultrassonografia tem se mostrado segura em pacientes portadores da DCMT.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.