ESRA Educational Grant e Uma Experiência na Irlanda
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.16659Palavras-chave:
Anestesia por ConduçãoResumo
A European Society of Regional Anaesthesia & Pain Medicine(ESRA) foi criada em 1982 com o objetivo de promover o estudo, a educação e o treino de técnicas de Anestesia Regional (AR) para o tratamento da dor aguda e crónica e encorajar a investigação científica nesta área (1). Para além da realização de congressos, cursos e workshops e da publicação de trabalhos científicos, a ESRA pretende cumprir estes objetivos com a atribuição de duas bolsas de caráter diferente a membros desta sociedade:Research Grant,que visa patrocinar um trabalho de investigação na área da AR e a Educational Grant,que patrocina um estágio na mesma área num dos centros de treino aprovados pela ESRA espalhados pela Europa. Ambas as bolsas dão prioridade a membros provenientes de países com menor capacidade infraestrutural e económica para o treino em AR e/ou medicina da dor (2). Em 2018, duas bolsas de investigação e oito bolsas para estágios foram atribuídas a membros da ESRA e destes últimos, três são internos de Formação Específica portugueses, que puderam escolher de entre 17 centros diferentes o local do seu estágio.
Um desses internos sou eu, que com uma bolsa fixa de 4000€, para despesas de viagem, alojamento, alimentação e outras, rumei em direção a Cork, na Irlanda, para três meses de treino intensivo em técnicas de AR no Cork University Hospital(CUH). Estando a frequentar o último ano do Internato de Formação Específica, esta oportunidade constituiu uma mais-valia curricular de valor inestimável.
O CUH é um hospital terciário, centro de trauma nível um com mais de 40 especialidades médicas e cirúrgicas e serve uma área direta de 550000 habitantes, abrangendo uma área regional de 1,1 milhões de habitantes para algumas especialidades (3). Anualmente são anestesiados cerca de 2800 doentes submetidos a cirurgia por trauma ortopédico. No Departamento de Anestesiologia do CUH trabalham 29 anestesiologistas consultores e 44 anestesiologistas em treino (4). Sete dos consultores têm treino em AR. A experiência em ecografia vem desde 2006, altura da primeira aquisição de um ecógrafo pelo Departamento de Anestesiologia.
Downloads
Referências
wpcontent/uploads/2017/12/ESRA_Bylaws_approved_Lugano_2017.pdf
2. Eraseurope.org, European Society of Regional Anaesthesia & Pain Medicine. European Society of Regional Anaesthesia & Pain Medicine Grants. [Consultado em 2019 Jan 15] Disponível em: https://esraeurope.org/esra-research-grant/
3. Cuh.hse.ie, Cork University Hospital. [Consultado em 2019 Jan 15] Disponível em: http://www.cuh.hse.ie
4. Cuh.hse.ie, Cork University Hospital. Anaesthesia and Intensive Therapy Unit. [Consultado em 2019 Jan 15] Disponível em: http://cuh.hse.ie/Our-Services/ Our-Specialities-A-Z-/Anaesthesia-ITU/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.