Estágios de Grupo I do Internato de Anestesiologia – uma perspetiva atual
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27820Palavras-chave:
Estágio Hospital Distrital, Estágio Grupo I, Internato Médico, Anestesiologia, Educação MédicaResumo
Introdução: A especialidade de Anestesiologia prima pela prática baseada na evidência e cuidado com a formação. Os Estágios de Grupo I são a mais recente alteração ao programa formativo da especialidade, tendo-se realizado pela primeira vez em janeiro de 2020.
Material e Métodos: Realizou-se um estudo observacional transversal descritivo com base num inquérito on-line com o objetivo de definir, segundo a perceção dos Médicos Internos, a qualidade, utilidade e recursos logísticos do estágio. O inquérito era composto por 14 questões, divididas em dois grupos: um bloco relativo à componente formativa e laboral e um bloco relativo à componente logística do estágio.
Resultados: De um universo de 160 Internos de Formação Especializada em Anestesiologia foram obtidas 75 respostas (46,9%). Os Estágios de Grupo I demonstraram ser uma mais-valia no Internato de Anestesiologia. Os Médicos Internos, na sua grande maioria, apresentam um elevado grau de satisfação com o estágio, autonomia e variedade de funções desempenhadas, que culminam na vontade de exercer futuramente funções em hospitais distritais.
Discussão e Conclusões: Esta análise dos dois primeiros anos do Estágio de Grupo I pode servir de base para uma discussão alargada que poderá conduzir a um processo de contínua melhoria de condições e eventual introdução de novos elementos num estágio que já demonstrou ser vantajoso para os elementos envolvidos.
Downloads
Referências
– Artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 13/2018, de 26 de fevereiro. Diário da República n.º 40/2018, Série I de 2018-02-26.https://data.dre.pt/eli/dec-lei/13/2018/02/26/p/dre/pt/html
– Portaria 92-A/2016, de 15 de Abril. Diário da República n.º 74/2016, 1º Suplemento, Série I de 2016-04-15.https://ordemdosmedicos.pt/programa-de-formacao-da-area-de-especializacao-de-anestesiologia/
– Tavares, J. (2013). História da Anestesiologia Portuguesa (2ª ed.). Sociedade Portuguesa de Anestesiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Miguel Roxo, Mónica Paes Mamede, Inês Ferreira Vieira, José Chen-Xu
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.